Continua depois da publicidade
O canadense James Hinchcliffe quebrou a hegemonia do australiano Will Power na emocionante etapa brasileira da Fórmula Indy, disputada em São Paulo na tarde deste domingo. O jovem e carismático piloto assumiu a primeira colocação da corrida apenas na última curva, quando ultrapassou o japonês Takuma Sato após forte disputa nas voltas finais.
A corrida em São Paulo mais uma vez não foi boa para os representantes nacionais. Castroneves foi o único brasileiro a completar a prova na mesma volta do vencedor, na 13ª posição. Tony Kanaan, que chegou a liderar, ficou sem combustível por um erro de cálculo da equipe e parou na pista. Rebocado aos boxes, encheu o tanque e voltou à disputa para cruzar a linha de chegada em 21º. Já Bia Figueiredo deu apenas cinco giros no circuito de rua do Anhembi e abandonou com um problema na caixa de câmbio.
A prova deste domingo foi tumultuada com sete bandeiras amarelas. Sato evitou acidentes desde o começo e defendeu sua liderança com eficiência até a última curva, quando foi ultrapassado por Hinchcliffe, que somou sua segunda vitória na temporada. Marco Andretti ainda completou o pódio.
Com o resultado da corrida no Anhembi, Sato assume a primeira posição do campeonato da Fórmula Indy, seguido por Marco Andretti e Hélio Castroneves, que era o líder. Hinchcliffe. Os pilotos da Fórmula Indy voltam a acelerar nas 500 Milhas de Indianápolis, prova mais tradicional do automobilismo norte-americano e próxima etapa do calendário no dia 26 de maio.
A prova - A largada em São Paulo da Fórmula Indy ocorreu sem incidentes no S do Samba, curva que teve sua entrada alargada para evitar acidentes. Ainda na primeira volta, Tony Kanaan pulou para a terceira posição ultrapassando EJ Viso.
Na quinta volta, o carro da brasileira Bia Figueiredo, que ocupava a 15ª posição, quebrou com um problema na caixa de câmbio e causou a primeira bandeira amarela da corrida, o que fez muitos pilotos irem aos boxes para realizar o pit-stop inicial. Kanaan aproveitou a relargada na nona volta e tomou a segunda posição de Dario Franchitti. Antes mesmo de completar novo giro no circuito do Anhembi, o baiano ultrapassou também Ryan Hunter-Reay e assumiu a liderança.
Na 19ª volta, foi a vez de Will Power deixar a corrida, justamente no momento em que escalava a classificação. A Penske do piloto que ganhou as três edições anteriores da prova quebrou no início da reta do Sambódromo e chegou a pegar fogo, fazendo o australiano ficar a pé bem em frente ao público brasileiro, que comemorou o abandono.
Os ponteiros da prova utilizaram a bandeira amarela para realizar seus pit-stops, mas a equipe KV não trabalhou bem no carro de Kanaan, que foi ultrapassado por Ryan Hunter-Reay e Scott Dixon nos boxes. Castroneves ficou momentaneamente em terceiro, mas errou na entrada do S do Samba, passando reto na curva. Ed Carpenter e Sebastian Bourdais ainda bateram, causando nova paralisação.
A terceira relargada da corrida no Anhembi ocorreu na 26ª volta, novamente com problemas para Hélio Castroneves. Já na saída do S, ele foi tocado, rodou e caiu para a última posição. A prova de São Paulo teve uma nova bandeira amarela por causa de pedaços de carro na pista no 37º giro.
Tony Kanaan aproveitou a relargada para se aproximar de Ryan Hunter-Reay e voltar a brigar pela primeira posição, mas a prova foi paralisada outra vez por conta de um acidente com cinco pilotos, entre eles Castroneves. O brasileiro da Penske ainda foi aos boxes para trocar pneus e fazer reparos e, após uma punição pela batida, seguiu na disputa.
Kanaan voltou à primeira colocação da corrida na 44ª volta após bela manobra sobre Hunter-Reay na curva da Marginal Tietê para a reta do Sambódromo, mas Marco Andretti logo ultrapassou o brasileiro, que na sequência também foi deixado para trás por Oriol Servia e Dario Franchitti. As esperanças do brasileiro acabaram no 50º giro, quando ficou sem combustível e, desconsolado, parou na reta principal. Rebocado até os boxes, encheu o tanque e voltou a correr.
A disputa pela primeira colocação perdurou até a última curva da corrida. Takuma Sato liderou até os segundos finais de prova, mas perdeu a ponta para James Hinchcliffe, que conquistou sua segunda vitória no ano, já que também venceu a etapa de abertura do calendário em Saint Petersburg.
Continua depois da publicidade