Continua depois da publicidade
Sem surpresas, a dupla da Mercedes dominou o GP da Austrália e começou a temporada 2015 da Fórmula 1 na frente. O inglês Lewis Hamilton foi quem faturou a vitória, de ponta a ponta, e sem sofrer ameaças do companheiro Nico Rosberg, na madrugada deste domingo, em Melbourne. O grande destaque da prova foi Felipe Nasr que, ao chegar em quinto lugar, fez a melhor estreia de um brasileiro na F1. Seu xará Felipe Massa terminou logo à frente, na quarta colocação.
A primeira corrida do ano foi marcada por diversos problemas mecânicos e poucos carros no grid. Alinharam apenas 15 e, destes 11 cruzaram a linha de chegada ao fim das 58 voltas da corrida australiana. As baixas começaram no sábado com a Marussia, que teve problemas no motor e não conseguiu nem disputar o treino classificatório, em seu retorno à F1.
No mesmo dia, o finlandês Valtteri Bottas foi encaminhado ao hospital com dores nas costas. Reavaliado neste domingo, o companheiro de Massa na Williams foi descartado do grid, sem substitutos. Antes da largada, o dinamarquês Kevin Magnussen, que correria no lugar de Fernando Alonso na McLaren, teve problema no motor ao fim da volta de apresentação. O russo Daniil Kvyat, da Red Bull, não largou por conta de falha no câmbio. Além disso, houve outras baixas durante a prova, com a dupla da Lotus.
Com o menor grid da F1 desde o GP dos Estados Unidos de 2005, a largada não gerou maiores emoções entre os primeiros colocados. Hamilton despontou na liderança, seguido por Rosberg. Massa sustentou a terceira colocação, apesar das investidas do alemão Sebastian Vettel, em sua primeira prova pela Ferrari.
Continua depois da publicidade
Já no pelotão intermediário, Felipe Nasr tocou na Ferrari de Kimi Raikkonen e na Lotus de Pastor Maldonado na primeira curva. O brasileiro subiu do 11º para o 6º lugar, enquanto o piloto venezuelano não conseguiu permanecer na pista e deixou a prova. A Lotus do francês Romain Grosjean também acabou sendo atingida e logo ele também abandonava a disputa. O choque acusou a entrada do safety car na pista, antes mesmo do fim da primeira volta.
Com a saída do carro de apoio, a corrida foi retomada com apenas 13 carros. Hamilton liderava com tranquilidade, abrindo até dois segundos de vantagem sobre Rosberg, enquanto a disputa seguia quente no bloco intermediário. Firme na disputa, Nasr segurou a pressão de Raikkonen e do anfitrião Daniel Ricciardo, da Red Bull.
Continua depois da publicidade
Na primeira rodada de parada para troca de pneus, na 17ª volta, Massa fez bom pit stop, mas perdeu tempo atrás de Ricciardo e acabou sendo superado por Vettel. Nasr também não teve sucesso ao deixar o quarto lugar.
Antes da segunda parada, a corrida sofreu as baixas de Raikkonen com problema mecânico, e do holandês Max Verstappen. O piloto mais jovem a largar em uma prova da F1, aos 17 anos, não resistiu a uma falha no motor e abandonou quando figurava em 8º lugar.
Com menos um rival na pista, Nasr concentrou suas atenções nas ameaças de Ricciardo. Os dois fizeram boa disputa na segunda metade da prova. E o brasileiro resistiu até cruzar a linha de chegada em quinto. Seu companheiro de Sauber, o sueco Marcus Ericsson terminou em oitavo.
Continua depois da publicidade
Lá na frente, Hamilton levou a bandeirada com tranquilidade, com mais de um segundo de vantagem sobre Rosberg. Vettel completou o pódio, seguido de perto por Massa. Na outra ponta, o inglês Jenson Button foi o último colocado, com duas voltas atrás dos primeiros colocados, mostrando que a retomada da parceria entre McLaren e Honda ainda precisará evoluir muito nas próximas corridas para se aproximar dos favoritos ao título.
A próxima etapa da Fórmula 1 será disputada daqui a duas semanas no dia 29, na Malásia. No Circuito de Sepang, o grid deve ter o retorno do bicampeão Fernando Alonso, ausente neste domingo por indicação dos médicos, ainda por consequência do acidente sofrido ainda nos testes da pré-temporada.
Confira a classificação final do GP da Austrália:
Continua depois da publicidade
1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), em 1h31min54s067
2º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s360
3º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 34s523
Continua depois da publicidade
4º - Felipe Massa (BRA/Williams), a 38s196
5º - Felipe Nasr (BRA/Sauber), a 1min35s149
6º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 1 volta
Continua depois da publicidade
7º - Nico Hülkenberg (ALE/Force India), a 1 volta
8º - Marcus Ericsson (SUE/Sauber), a 1 volta
9º - Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso), a 1 volta
Continua depois da publicidade
10º - Sergio Pérez (MEX/Force India), a 1 volta
11º - Jenson Button (ING/McLaren), a 2 voltas
Não completaram a prova:
Continua depois da publicidade
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus)