Continua depois da publicidade
A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) promoveu uma festa para comemorar os 40 anos da criação do ranking mundial. Na noite de sexta-feira, os astros que alcançaram a cobiçada posição de número 1 participaram do evento em Nova York, entre eles o brasileiro Gustavo Kuerten.
Tricampeão de Roland Garros, o catarinense liderou o ranking mundial durante 43 semanas nos anos de 2000 e 2001. Guga e o chileno Marcelo Rios foram os únicos sul-americanos que tiveram a honra de participar das comemorações.
Ilie Nastase, primeiro a liderar a lista, marcou presença com John Newcombe, Jimmy Connors, Bjorn Borg, John McEnroe, Ivan Lendl, Mats Wilander, Stefan Edberg, Jim Courier, Carlos Moya, Yevgeny Kafelnikov, Lleyton Hewitt, Juan Carlos Ferrero, Andy Roddick, Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic.
“(Liderar o ranking mundial) é definitivamente o objetivo final para todos os atletas, não apenas para os tenistas. Poucos jogadores conseguiram isso e estou realmente honrado por estar aqui com esses campeões”, disse o sérvio Novak Djokovic, atual número 1 do mundo.
Continua depois da publicidade
Recordista de permanência na liderança, o suíço Roger Federer aproveitou para reverenciar o alemão Stefan Edberg. “Foi importante para mim ter alguém em quem me espelhar. Nos esforçamos muito pelo tênis e agora podemos aproveitar”, afirmou o astro.
Além de homenagear os líderes do ranking mundial para celebrar os 40 anos da criação da lista, a ATP lembrou o australiano Brad Drewett. Então presidente da entidade, o ex-tenista faleceu no último mês de maio e foi recordado durante o evento em Nova York, que recebe o Aberto dos Estados Unidos na próxima semana.
Continua depois da publicidade