Continua depois da publicidade
Menos gols, menos vitórias, menos títulos. O Santos de 2014 em nada se pareceu com o Santos de 2010. No entanto, esta foi a temporada de afirmação do atacante Gabriel na equipe profissional alvinegra. Aos 18 anos, o camisa 10 atuou em 56 jogos do Peixe. Neymar, quando viveu a mesma época na carreira, esteve em campo por 60 vezes. No número de gols, porém, a joia santista ainda aparece muito atrás do craque do Barcelona.
Em 2010, Neymar conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil com a camisa do Santos, disputou 60 jogos e marcou 42 gols, média de 0,7 por partida. Gabriel, em 2014, balançou as redes 21 vezes nos 56 duelos em que esteve em campo, média de 0,3. Além disso, amargou o vice-campeonato do Paulista, quando Geuvânio ainda se destacava mais à frente.
Gabriel estreou no Santos em maio de 2013, na partida que marcou a despedida do craque da Seleção Brasileira do Peixe. Na ocasião, a nova joia santista garantiu que não se via como “sucessor” do então camisa 11 e que queria apenas “procurar o seu espaço”.
Continua depois da publicidade
De lá para cá, foram 70 partidas e 23 gols marcados. Assim, em 2015 o protagonismo de Gabriel deve aumentar ainda mais, já que o centroavante Leandro Damião deve rumar a Minas Gerais e firmar seu empréstimo com o Cruzeiro.
Em fim de contrato, Jorge Eduardo, Rildo e Giva também dificilmente seguirão no Santos em 2015. Sem reforços anunciados até o momento, o Peixe contaria então com Geuvânio, Patito Rodríguez, Tiago Ribeiro, Stéfano Yuri, Gabriel e Robinho para o ataque.
Continua depois da publicidade