Gabriel Benetton, de Itanhaém, de 20 anos, conquistou o 3º lugar na primeira etapa do GKA Kite-Surf Word Cup / Divulgação
Continua depois da publicidade
Gabriel Benetton, de Itanhaém, de 20 anos, campeão mundial de kite-surf em 2024, conquistou o 3º lugar na primeira etapa do GKA Kite-Surf Word Cup Cabo Verde 2025, realizada em março, na praia de Ponta Preta, em Cabo Verde, na África. Essa é uma das etapas mais exigentes do circuito.
A competição reuniu os melhores atletas da modalidade e classificou Benetton entre os melhores nesta nova temporada.
Continua depois da publicidade
Benetton, natural de Itanhaém, conta que iniciou sua campanha enfrentando uma bateria intensa e sofreu uma penalização por interferência, sendo levado para a repescagem. Apesar do revés, o atleta demonstrou resiliência e evoluiu a cada fase da prova.
“Foi a primeira vez em um ano e meio que precisei disputar a repescagem, mas a partir dali, me senti mais solto e fui crescendo no campeonato”, relembra Benetton.
Continua depois da publicidade
O brasileiro avançou até as semifinais, onde enfrentou o compatriota Sebastian Ribeiro. A disputa acirrada garantiu a Gabriel a terceira colocação no torneio, demonstrando um início de temporada promissor.
No ano passado, em 2024, ele havia terminado essa mesma etapa na quarta posição, antes de conquistar o título mundial.
“Considero esta etapa a mais difícil do circuito, então, sair com o terceiro lugar me coloca em uma posição incrível para o restante do ano”, destacou o atleta.
Continua depois da publicidade
Atualmente, ele está no Rio de Janeiro. Na próxima semana, o atleta vai para Garopaba (SC) para participar de um evento do patrocinador (Mormaii).
No final de abril, Benetton vai para o México para poder treinar em ondas maiores.
Uma das metas de Benetton, agora, é dar sequência nas etapas dos campeonatos e defender o bicampeonato mundial.
Continua depois da publicidade
As próximas etapas do circuito mundial GKA Kite-Surf vão ser disputadas em Sylt, na Alemanha, no mês de agosto; em Marrocos, na África, em setembro. E, ainda, na praia de Ibiraquera, em Santa Catarina, no final de outubro ou início de novembro.
“Meu plano é ser campeão mundial novamente. Este ano minha mentalidade será um pouco diferente. Vou dedicar ainda mais energia e foco ao campeonato”, frisa Benetton.
Ao se tornar campeão mundial em 2024, Gabriel Benetton coloca Itanhaém e a Baixada Santista no topo da modalidade.
Continua depois da publicidade
A conquista do título em 2024 foi marcada por sua regularidade ao longo da temporada, com dois vice-campeonatos e dois quartos lugares – um deles em Cabo Verde.
Benetton vai continuar com os treinamentos na praia do Preá, no Ceará, a partir de junho, onde ficará por dois meses. Ele diz que a praia do Preá é um dos melhores lugares do mundo para os treinamentos, com ventos fortes para a prática do kite-surf.
O kite-surf é um esporte que utiliza uma prancha de surfe e uma pipa para deslizar sobre a água, com os ventos.
Continua depois da publicidade
Entre os locais mais apropriados para treinar, no Brasil, segundo o atleta, está a costa do Ceará – a partir de Fortaleza até o estado do Piauí. Os melhores períodos vão de junho até dezembro, quando há bons ventos.
Outro lugar é a praia de Ibiraquera, que fica em Ibituba, no litoral sul de Santa Catarina.
Gabriel Benetton tem o apoio de sua família que mora em Itanhaém. Ele pratica o kite-surf há cerca de sete anos, desde os 13 anos. Um dos melhores locais para praticar é a Boca da Barra, no centro da Cidade.
Continua depois da publicidade