Continua depois da publicidade
A indefinição do futuro de Lionel Messi gera conjecturas de todos os tipos na imprensa europeia. Com clima ruim no Barcelona, o argentino estaria cogitando a possibilidade de mudar de ares ao fim da temporada. Neste contexto a Rádio Catalunyarevela que os resultados de uma pesquisa feita pela Adidas, patrocinadora do craque, pode ajudar a definir uma transferência para a Inglaterra.
De acordo com a enquete, 70% das pessoas questionadas vinculam a imagem de Messi à Nike, principal concorrente da Adidas no ramo. Isto porque a empresa norte-americana fornece o material esportivo do Barcelona, clube pelo qual o craque ergueu quase todos os troféus conquistados na carreira profissional – exceção feita ao ouro nos Jogos Olímpicos de 2008.
A fornecedora de Messi entende que a exposição do jogador com o Barcelona é muito maior do que com a seleção argentina, que também é sua cliente. Desta forma aparece como possível catalisador de uma transferência do camisa 10 a algum dos clubes que também patrocina. São os casos dos ingleses Chelsea e Manchester United, por exemplo, frequentemente especulados como destino do craque.
Continua depois da publicidade
Fair Play Financeiro dificulta negócio – As regras impostas pela Fifa, que visam gestões mais saudáveis nos clubes europeus, são obstáculo para a transferência de Messi. Ele tem valor de mercado estimado em 105 milhões de euros (cerca de R$ 320 mi), quantia que desequilibraria as finanças de qualquer equipe.
Para obedecer ao Fair Play Financeiro, os clubes precisam que suas despesas sejam no máximo 45 milhões de euros maiores que as receitas. Desta maneira qualquer interessado em contratar Messi teria obrigação de angariar receitas na casa das centenas de milhões, visto que teria várias outras despesas na conta, principalmente salários.