Continua depois da publicidade
Dois times que juntaram os cacos na busca da reação após amargarem a eliminação no meio de semana na Copa do Brasil. Esse é o retrato do encontro entre Fluminense e Santos, que duelam neste sábado, às 21 horas (horário de Brasília), no Maracanã, em confronto válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ambos perderam de 2 a 0, sendo que o Tricolor Carioca caiu diante do Goiás, enquanto que o Peixe não foi páreo para o Grêmio.
Pior ainda para os torcedores dos dois clubes é que a situação no Brasileirão também está muito longe de ser das melhores. O Fluminense tem 18 pontos, em 15º lugar, e vem flertando perigosamente com a zona de rebaixamento. Com um ponto a mais, na 13ª colocação, o Santos também não está navegando em mares tranquilos.
Justamente por conta desta realidade, a ordem nos dois clubes é focar no Brasileirão, única competição que resta para 2013.
“Agora temos que pensar no Campeonato Brasileiro, que está cada vez mais difícil e precisamos logo subir na tabela de classificação. Nosso foco já é o Santos”, afirmou o zagueiro Gum.
Também pensando na reação, o atacante Fred fez um apelo para que os torcedores do Fluminense compareçam em peso ao Maracanã para apoiar o Tricolor. “Nós estamos passando por um momento que não era o desejo de ninguém no elenco, mas estamos assumindo a responsabilidade por isso, principalmente os mais experientes, como eu. Diante deste cenário o jogo contra o Santos passa a valer seis pontos, pois ganhando vamos superá-los na tabela de classificação. Portanto, seria muito interessante que o Maracanã estivesse lotado e esperamos que a torcida possa nos dar aquele apoio que ela sempre nos deu”, disse.
Para este jogo o Fluminense segue sem poder contar com o volante Jean, vetado com uma estiramento muscular na coxa direita. Diguinho, seu substituto contra o Goiás, vem reclamando de dores na coxa direita. Caso fique de fora, o posto será assumido pelo jovem Willian. O meia Felipe reaparece no meio-de-campo no posto de Eduardo.
Do lado santista, o técnico Claudinei Oliveira tem como principal problema a ausência do meia Montillo. Com um edema muscular na coxa esquerda, o jogador argentino está entregue ao departamento médico do clube praiano.
Com isso, o treinador alvinegro tem algumas opções para suprir a falta de Montillo. Leandrinho, Pedro Castro e Léo Cittadini – que entrou no lugar do camisa 10, na partida contra os gaúchos – são os principais candidatos. Porém, uma alteração no esquema tático da equipe, com o Santos atuando no 4-3-3, não está descartada.
“Se você tirar o melhor jogador de qualquer equipe faz falta. Quando o Everton Ribeiro não joga no Cruzeiro, faz falta. O Corinthians perde sem o Danilo, assim como o São Paulo sem o Jadson e o Montillo era esse jogador para nós. Quase todo o jogo ele vinha sendo o melhor em campo. Faz falta, é um jogador de Seleção Argentina, e que tem uma liderança técnica muito grande”, analisou Claudinei.
Mas, apesar de não poder contar com Montillo, o comandante santista está confiante de que o atleta escolhido para suprir a sua ausência irá dar conta do recado. “São obstáculos que temos de enfrentar na competição. Lamentamos a sua ausência, porém, vamos dar moral para quem vai entrar”, comentou.
Se por um lado Claudinei Oliveira não terá Montillo à sua disposição, bem como o volante Alison, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico terá o retorno do lateral-direito Cicinho ao time titular. O zagueiro Edu Dracena, que não enfrentou o Grêmio, pela Copa do Brasil, porque estava cumprindo suspensão automática, também retorna e forma dupla de zaga ao lado de Durval.
FICHA TÉCNICA
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de agosto de 2013 (Sábado)
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Igor Julião, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho (Willian), Felipe e Biro Biro; Rafael Sobis e Fred
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
SANTOS: Aranha, Cicinho, Edu Dracena, Durval e Mena; Alan Santos, Renê Júnior, Cícero e Léo Cittadini (Leandrinho ou Pedro Castro); Gabriel e Thiago Ribeiro
Técnico: Claudinei Oliveira
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade