30 de Outubro de 2024 • 14:16
O Ferroviário, vitorioso, começou o campeonato cearense deste ano / Reprodução
O dia 16 de setembro de 2023 foi histórico no estádio Presidente Vargas, no Ceará, quando cerca de 12 mil pessoas viram o Ferroviário de Fortaleza vencer a Ferroviária de Araraquara, por 2x1 e ser campeão nacional da Série D daquele ano. Além do título, subiu para a série C do campeonato, juntamente com a sua xará paulista, mais o Caxias/RS e o o Athletic/MG. Mas como foi o desempenho destas duas equipes neste ano?
O Ferroviário, vitorioso, começou o campeonato cearense deste ano em outro patamar e com a torcida orgulhosa com o desempenho do ano anterior. Teve uma primeira fase modesta, mas o suficiente para avançar às quartas de final, quando passou pelo Iguatu, mas, na fase seguinte, não foi páreo para o time do Ceará, que o derrotou para fazer a final contra o Fortaleza.
Já a Ferroviária, apesar de disputar a série A2 (segunda divisão) do campeonato paulista, não conseguiu o acesso. O time passou bem pela primeira fase, mas caiu nas quartas-final para o Juventus da Mooca e, por isso, terá que disputar novamente a A2 em 2025.
A série C começou com expectativas diferentes para ambos os times “ferroviários”, que subiram juntos para a divisão logo acima e praticamente no mesmo vagão, mas o desempenho foi decepcionante para o time nordestino.
O Ferroviário fez uma péssima campanha e terminou o campeonato na penúltima posição, fazendo o time pegar o trem de volta rumo a série D. Mas a sua xará, derrotada na final em 2023, permaneceu no trilho e subiu rumo a série B de 2025. Os dois times que subiram juntos em 2023, tiveram rumos diferentes em 2024, com um subindo para a divisão seguinte e o outro retornando para a divisão anterior.
Curiosamente, o Athletic, de Minas, que também conseguiu o acesso na série D com os times ferroviários no ano passado, também conseguiu subir para a série B de 2025, juntamente com a Ferroviária.
Agora, em qual estação estarão estes times em 2026 e quais direções eles trilharão, só o tempo dirá.
Cotidiano
O prêmio é de R$ 95.000.000,00
Cotidiano
O prêmio é de R$ 1.700.000,00