Continua depois da publicidade
Vivendo sua pior temporada nos últimos anos, Roger Federer voltou a ser eliminado por um rival de fora do top 100 do ranking mundial. Neste sábado, o algoz do suíço foi o argentino Federico Delbonis, que deixou o quali para chegar à final do ATP 500 de Hamburgo com vitória em dois tie-breaks sobre o favorito ao título, em parciais de 7/6 (9-7) e 7/6 (7-4).
Esta é a segunda eliminação consecutiva de Federer para um atleta que não integra a lista dos 100 melhores do circuito. Em Wimbledon, o suíço foi superado logo na segunda rodada pelo ucraniano Sergiy Stakhovsky, então número 116 do mundo. Insatisfeito com o resultado, ele trocou de raquete para o torneio alemão, mas voltou a mostrar instabilidade em praticamente todas suas partidas na competição.
Já Delbonis realiza o maior feito da sua carreira até aqui, alcançando sua primeira decisão no circuito justamente em um torneio de nível 500. Seu adversário na final será o italiano Fabio Fognini, que despachou o espanhol Nicolas Almagro com vitória por 2 sets a 0, em parciais de 6/4 e 7/6 (7-1).
A única vez que Delbonis e Fognini se enfrentaram foi na primeira rodada no qualificatório do Masters 1000 de Madri, em 2011. Na ocasião, o argentino levou a melhor sobre o italiano com vitória de virada em parciais de 3/6, 7/6 e 6/2.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade