Alunos tiveram a chance de participar de uma clínica ministrada por Rafael Franco, ex-jogador e técnico profissional, com passagem pela liga universitária norte-americana / Divulgação
Continua depois da publicidade
A empresa High Performance promoveu um dia especial para crianças e adolescentes de seis a 17 anos que jogam basquete. Eles tiveram a chance de participar de uma clínica ministrada por Rafael Franco, ex-jogador e técnico profissional, com passagem pela liga universitária norte-americana (NCAA, a National Collegiate Athletic Association), que trabalha com formação de atletas. O evento ocorreu no clube Vasco da Gama, em Santos.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Franco compartilhou um pouco de sua experiência com os meninos e meninas. Ele, que enfrentou grandes nomes do esporte, como o ala Vince Carter, um dos ícones recentes da NBA, falou de sua trajetória.
Bicampeão brasileiro, o treinador também comandou um treino de fundamentos e concedeu ao jogador João Rocha, do sub-17 da equipe High Performance/Vasco da Gama, um período de treinamentos em Nova Iorque. O "Camp" vai ocorrer em abril do ano que vem. A experiência conta com treinamentos e a chance de assistir aos jogos Brookling Nets x Orlando Magic e New York Knicks x Washington Wizards, ambos da NBA,.
Continua depois da publicidade
Ao falar sobre a clínica, Franco destacou a importância de ações como esta para a formação dos jogadores. “Isso desperta o interesse e mostra que o esporte é maior do que aquilo que os jogadores estão acostumados. Eles (veem que) podem buscar algo maior e melhor sempre. Conhecer gente de fora ajuda no desenvolvimento pessoal”, ressalta o ex-atleta, que treinou, entre outros, o ala/pivô brasileiro Bruno Caboclo, jogador que defendeu o Toronto Raptors na NBA.
A vinda do treinador foi intermediada pela High Performance. A diretora da empresa, Sara Vazquez, afirma que trazê-lo foi uma forma de encerrar “com chave de ouro” um ano de conquistas. Uma delas foi o terceiro lugar do time sub-17 do time High Performance/Vasco da Gama na Liga de Basketball da Baixada Santista (LBBS).
“Nada mais justo do que oferecer aos nossos alunos e jogadores um dia diferente para fecharmos 2022. Eles se esforçaram muito, desde aqueles que estão na escolinha até quem já está no nível de competição. Eles merecem”, diz Sara, já projetando novos avanços no ano que vem.
Continua depois da publicidade
“Além das conquistas em quadra, como o bronze na LBBS, expandimos nosso trabalho, levando o basquete a mais lugares, como à Associação Cristã de Moços (ACM), na Pompeia, em Santos, que tem a medalhista olímpica Claudinha como professora, e ao Colégio COC Novo Mundo, em Praia Grande. Pretendemos continuar a levar a modalidade a outros espaços da Baixada Santista e contribuir para a formação do ser humano por meio do esporte”, afirma a diretora da High Performance.
Rafael Franco espera que o objetivo traçado por Sara se confirme. Isso porque, segundo ele, o trabalho desenvolvido pela diretora tem grande impacto para o basquete regional.
“O que a High Performance faz é extremamente importante. Atualmente, os clubes estão focados em competição e esquecem da formação. Na minha época, havia 55 times na Federação Paulista. Hoje, dependendo da categoria, não há cinco. Então, este trabalho é fundamental, pois desperta a vontade de treinar e, aí, descobre-se talentos”, afirmou o ex-jogador, cuja academia se chama Front Row Brasil.
Continua depois da publicidade