A Copa América ocorrerá de 20 de junho a 14 julho / Divulgação - Comenbol
Continua depois da publicidade
O calendário de jogos da Libertadores de 2024 terá de ser modificado por causa da realização da Copa América dos EUA. Na prática, a Conmebol terá de cortar no meio a competição de clubes, que passará a ter uma final mais tarde. Assim, coincidirá com as derradeiras rodadas do Brasileiro.
A Copa América ocorrerá de 20 de junho a 14 julho, período em que não haverá competições de clubes da América do Sul. A Conmebol já fez o calendário de jogos em torno dessa competição.
Continua depois da publicidade
A Libertadores terá suas três fases prévias em fevereiro e março, como ocorreu em 2023. Mas a fase de grupos de 2024 ficará concentrada com seis jogos do início de abril até o final de maio. Ou seja, quase todo meio de semana terá partida da competição, e da Sul-Americana.
Na temporada de 2023, essa fase se estendeu por três meses, de abril a junho.
Continua depois da publicidade
Depois da Copa América, haverá um sorteio do mata-mata da Libertadores no final de julho. Em agosto, iniciam-se as oitavas de final da competição. Em setembro, serão as quartas-de-final. Em outubro, ocorrerão as semifinais.
A final da Libertadores de 2024 está marcada para 30 de novembro. Em comparação, na atual temporada, a decisão do Maracanã será em 4 de novembro. A decisão da Sul-Americana, em 2024, será uma semana antes, provavelmente em 23 de novembro.
Assim, a Conmebol repete o que fez nos anos de 2019 e 2021 quando também houve Copas Américas, ambas realizadas no Brasil. Nesses dois anos, a final única da Libertadores ocorreu nos derradeiros dias de novembro.
Continua depois da publicidade
Lembremos que o Flamengo foi campeão da Libertadores em 2019 e ganhou o Brasileiro no dia seguinte, com uma derrota do Palmeiras para o Grêmio. Assim, a decisão do torneio continental voltará a coincidir com a definição da Série A.
Não foi iniciado o processo para escolha do local da final da Libertadores 2024. Mas a Argentina é forte opção se apresentar uma candidatura. Em cinco anos, não houve final na Argentina que é o segundo maior país da região.
Continua depois da publicidade