Continua depois da publicidade
De um lado, uma equipe em vertiginosa queda. Do outro, um time em grande ascensão. Mesmo separados por apenas três posições na tabela, Cruzeiro e Santos vivem momentos distintos no ano e devem fazer um duelo de contrastes neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Eliminado da Copa do Brasil e fora da zona de rebaixamento do Brasileirão por apenas um ponto, o Cruzeiro vive o seu momento mais conturbado na temporada. Pressionado pela torcida, o presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares, se reuniu com jogadores e comissão técnica na quinta, fazendo cobranças, mas passando confiança ao elenco. Contudo, um novo resultado negativo pode trazer mudanças, e Vanderlei Luxemburgo pode deixar o cargo.
Diante do Santos, Luxa não poderá contar com o centroavante Leandro Damião. O jogador foi avaliado pelos fisiologistas do clube que constataram um desgaste muscular no ombro esquerdo do camisa 9, que será poupado e não tem previsão de retorno
Para o lugar de Damião, Vanderlei Luxemburgo deve adiantar Vinícius Araújo e promover a entrada de Marquinhos ou Marinho, este último voltando a ser opção após não pode atuar na quarta-feira, contra o Palmeiras, por já ter defendido o Ceará na Copa do Brasil.
Continua depois da publicidade
“O treinador escala, mas quem está em campo tem condição de mudar a história do jogo. A gente tem de levantar a cabeça, porque as vitórias dependem da gente”, destaca Vinícius Araújo.
Por outro lado, o Santos chega com a autoridade de quem está há nove partidas invicto e com o moral elevado por ter avançado na Copa do Brasil, da qual eliminou seu arquirrival Corinthians, em Itaquera. “Com as vitórias, estamos subindo. Temos objetivo de titulo da Copa do Brasil e, no Brasileiro, bater no G-4″, avisa o lateral santista Zeca.
Continua depois da publicidade
O discurso é vendido pelo técnico Dorival Jr., que desde que voltou ao Peixe só perdeu uma partida. O treinador não quer saber de acomodação com a reação da equipe na temporada e vai para Minas com o intuito de acabar com o jejum alvinegro neste Brasileiro jogando longe de seus domínios. O time ainda não venceu sequer um jogo fora da Vila Belmiro.
“Nós temos que ter muito cuidado, porque o Campeonato Brasileiro é traiçoeiro, perigoso. O que foi conquistado melhorou nossa situação, mas os pontos que nos separam do grupo de cima são os mesmos que nos afastam do grupo de baixo”, lembra Dorival.
Para o confronto, o técnico não poderá contar com Geuvânio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Gabriel, que está com um edema na coxa direita e deve ficar de fora por pelo menos uma semana. Neto Berola, Leandro e Marquinhos Gabriel brigam pelas duas vagas. O resto da equipe deve se repetir, mas, independente da escalação, o que Dorival quer mesmo é que seus comandados mantenham a intensidade dos últimos jogos para não serem surpreendidos.
Continua depois da publicidade
“O Santos precisa continuar caminhando, buscando melhorar. Vão acontecer derrotas. Você não é imbatível, mas temos que ir reinventando a cada momento. Daqui a pouco vão perceber como estamos jogando e neutralizar, por isso o Brasileiro é um perde e ganha muito grande”, alertou.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X SANTOS
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 30 de agosto de 2015, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR-CBF-1)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO-FIFA) e Ivan Carlos Bohn (PR-CBF-1)
Continua depois da publicidade
CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Paulo André, Bruno Rodrigo (Manoel) e Mena; Charles, Henrique, Fabrício e Alisson; Marquinhos (Marinho) e Vinícius Araújo.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima; Neto Berola, Leandro (Marquinhos Gabriel) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Jr.