Continua depois da publicidade
O Palmeiras terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro se reabilitando da sequência de três derrotas, batendo o Flamengo. Às 18h30 (de Brasília) deste domingo, o time enfrenta o Atlético-MG, no Independência, com a missão de vencer para iniciar a segunda metade da competição como candidato mais firme ao título.
O Verdão começou esta 20ª rodada na quinta colocação, a um ponto da faixa da tabela que dá vaga na Libertadores e a nove pontos do líder. O Galo, por sua vez, está em segundo lugar, a cinco pontos dos comandados de Marcelo Oliveira. Sofrer uma derrota atrapalharia muito os planos palmeirenses.
“O jogo contra o Atlético-MG é um confronto direto, vale seis pontos, como costumamos falar. Como eles estão na nossa frente, é imprescindível o resultado positivo para diminuir a vantagem. Se perdermos, eles abrem distância. Vale muito para nós tirar ponto do Atlético-MG”, definiu o goleiro Fernando Prass.
Para o compromisso, Marcelo Oliveira terá que lidar com desfalques importantes no meio-campo. Além de Gabriel, que sofreu cirurgia no joelho esquerdo e não joga mais neste ano, o também volante Arouca está vetado por lesão na coxa esquerda, enquanto o meio-campista Robinho segue fora por sobrecarga muscular e tratamento de pancada. O zagueiro Victor Ramos também é desfalque por problema muscular.
Continua depois da publicidade
Jackson segue formando a zaga com Vitor Hugo, e Alecsandro, ausência na vitória sobre o Cruzeiro na quarta-feira por estar impedido de atuar na Copa do Brasil, volta ao ataque no lugar de Barrios. As dúvidas ficam no meio-campo: a possibilidade ofensiva é a entrada de Rafael Marques, mas o mais provável é Amaral reforçando a marcação em um 4-4-2 que, teoricamente, retém mais a bola.
A ordem é voltar a ter desempenho satisfatório, independentemente de desfalques. “O Palmeiras se preparou para brigar na parte de cima da tabela. Agora, com suspensões e lesões em todos os clubes, a tendência é de que a qualidade que tanto falamos do nosso elenco faça a diferença”, apostou Prass.
Continua depois da publicidade
Apesar de estar em melhor colocação, o Atlético-MG tem campanha parecida à do Palmeiras nas últimas quatro rodadas do Brasileiro. Com quatro pontos somados em 12 disputados, o Galo encara um Palmeiras que acumulou uma vitória e três derrotas nos últimos quatro jogos pelo torneio.
Para a partida, o Atlético-MG não contará com o zagueiro Leonardo Silva, expulso contra a Chapecoense, no último domingo. Edcarlos, provável substituto do capitão, destaca que só uma vitória pode devolver a tranquilidade ao elenco. “A única coisa que ajuda a descansar é a vitória, que dá paz. Com a derrota pesa mais, custa a dormir e fica tudo complicado. Por isso, a fórmula é a vitória. Sempre.”
Além de Edcarlos, o Galo pode entrar em campo com o atacante Thiago Ribeiro. O jogador ficou de fora do empate com o Figueirense, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, por já ter defendido o Santos na competição eliminatória.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade