Esportes
A chapa Transforma, Santos, liderada pelo candidato à presidência Ricardo Agostinho, apresentou na última sexta-feira (16), um documento de viabilidade da Votação Online nas Eleições Presidenciais
O conteúdo foi entregue ao Presidente do Comitê de Gestão, Orlando Rollo, e ao Presidente do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube, Marcelo Teixeira / DIVULGAÇÃO/SANTOS FC
Continua depois da publicidade
A chapa Transforma, Santos, liderada pelo candidato à presidência Ricardo Agostinho, apresentou na última sexta-feira (16), um documento de viabilidade da Votação Online nas Eleições Presidenciais de 2020 no Santos Futebol Clube, tanto em relação a aspectos técnicos, quanto financeiros.
O conteúdo foi entregue ao Presidente do Comitê de Gestão, Orlando Rollo, e ao Presidente do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube, Marcelo Teixeira, para apreciação. Na próxima quarta-feira (21/10), o Conselho Deliberativo – em assembleia online – decidirá pela aprovação ou não do formato nas eleições do clube.
Continua depois da publicidade
Previsto desde 2011 pelo Estatuto do Santos Futebol Clube, o Voto Online no modelo proposto pela TRANSFORMA, SANTOS não invalida a votação presencial, que será realizada simultaneamente em Santos (SP) e São Paulo (SP). Ao mesmo tempo, reforça a legitimidade do processo democrático.
O formato possibilita a ampliação da participação dos associados do clube que não residem, não podem deslocar-se até os locais de votação ou preferem resguardar-se em virtude da pandemia da Covid-19 - mas sem deixar de exercer seu legítimo direito ao voto.
Continua depois da publicidade
Ainda sobre a grave crise do novo coronavírus, a chapa TRANSFORMA, SANTOS considera que, neste momento, expor os associados a uma votação presencial maciça é assumir um risco absolutamente desnecessário.
O modelo apresentado ao clube permite que o sócio escolha entre o voto online a distância ou em local físico definido pelo Santos FC, sem necessidade prévia de aviso ao clube. Ambos são coletados em sistema único, o que reduz os riscos de fraude, preserva a segurança e assegura a consolidação imediata do resultado.
Para os que optam pelo voto online, senhas serão enviadas por e-mail ou SMS, com base no cadastro de associados disponibilizado pelo clube. O voto poderá ser feito pelo celular, tablete ou PC, com a inserção do CPF/Nº de Associado (a definir) e a senha recebida. Após a votação, um recibo é emitido (e-mail ou impresso).
Continua depois da publicidade
Já os que optarem pelo voto presencial ou tiverem algum problema técnico que impeça o voto online poderão se dirigir aos locais de votação e apresentar documento de identidade ao mesário. Após a identificação, o associado se dirigirá à urna eletrônica e realizará seu voto, retirando o recibo com o mesário.
Vale lembrar que o processo de correção da base cadastral do quadro associativo do Santos F.C. foi concluído recentemente e auditado pela empresa Grant Thornton, conforme comunicado expedido pelo clube no dia 6 de outubro.
O formato pode ser implementado em 15 dias úteis, incluindo branding, configurações, ajustes e testes; e inclui suporte permanente durante a eleição, com disparo das senhas, contabilização dos resultados e encerramento. Todo o sistema pode ser auditado.
Continua depois da publicidade