Continua depois da publicidade
15 de dezembro de 2002 é uma data marcante para o torcedor do Santos. Há exatos 12 anos, após uma vitória por 3 a 2 sobre o Corinthians, no Morumbi, o clube conquistava o Campeonato Brasileiro, encerrando um jejum de títulos de maior expressão que vinha desde 1984, quando o Peixe havia faturado o Paulistão com Serginho Chulapa & Cia.
Autor do último gol da campanha vitoriosa, selando o triunfo sobre o arquirrival, o ex-lateral Léo não tem dúvida de apontar o Brasileirão de 2002 como o mais importante dos oito títulos que conquistou com a camisa alvinegra.
“Participei da Libertadores de 2011 e do campeonato nacional de 2004, mas aquela conquista que está fazendo aniversário hoje (segunda-feira) foi um divisor de águas na história do clube. A torcida não aguentava mais ser gozada porque o time não ganhava competições importantes há 18 anos, tanto que o campeonato inteiro as faixas ficaram de cabeça para baixo. O titulo de 2002 resgatou o orgulho do santista e abriu o caminho para tudo o que foi conquistado nos anos seguintes”, afirmou o Guerreiro da Vila.
Continua depois da publicidade
Alberto foi o artilheiro
Robinho e Diego eram os craques do time, mas Alberto é que foi o artilheiro santista com 12 gols. Vários deles históricos, como o de bicicleta na vitória sobre o Corinthians por 4 a 2, no Pacaembu; o de letra diante do Grêmio, na Vila Belmiro, na semifinal, além do que abiu o placar nos 2 a 0 sobre o mesmo Timão, no primeiro confronto da decisão.
“Aquele segundo semestre de 2002 foi o período mais marcante da minha carreira. Até hoje sou lembrado pelo título. Virei o ‘Alberto do Santos’, o ‘artilheiro da bicicleta’. Sempre fui santista, assim como a maior parte da minha família. Ter participado daquela conquista é um dos maiores orgulhos que tenho na vida”, garante o ex-atacante que segue ligado ao Alvinegro, pois comanda três unidades da Meninos da Vila, a rede de escolinhas oficiais do clube, nas cidades de São José do Rio Preto-SP, Ponta Porã-MS e Natal-RN.
Continua depois da publicidade