Esportes

Decepções em Madri, Djokovic e Federer arrasam na estreia em Roma

O tenista número 1 do mundo arrasou o espanhol Albert Montanes por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 14/05/2013 às 17:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Depois de decepcionar ao ser derrotado logo na estreia em Madri na semana passada, o sérvio Novak Djokovic não teve problemas para confirmar o seu favoritismo em seu primeiro jogo no Masters 1000 de Roma, nesta terça-feira (14). O tenista número 1 do mundo arrasou o espanhol Albert Montanes por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, e garantiu vaga nas oitavas de final da competição realizada em quadras de saibro na Itália.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Djokovic caiu por 2 sets a 1 diante do búlgaro Grigor Dimitrov na capital espanhola, mas desta vez não deu espaço para surpresas. Com isso, o sérvio avançou para encarar na próxima fase o vencedor da partida entre o ucraniano Alexandr Dolgopolov e o suíço Stanislas Wawrinka, vice-campeão em Madri no último domingo, que nesta terça derrotou o argentino Carlos Belocq por 2 sets a 1, de virada - com parciais de 5/7, 6/3 e 6/3 -, em sua estreia.

No confronto diante de Montanes, Djokovic aproveitou três de oito chances de quebrar o saque do espanhol no primeiro set, no qual ainda pôde se dar ao luxo de ter o serviço quebrado uma vez para fazer 6/2. Já na segunda parcial, o líder do ranking mundial converteu um de três break points e, sem sofrer nenhuma quebra, abriu vantagem para garantir o 6/3 e liquidar o confronto em uma hora e dez minutos.

Depois da campanha também decepcionante em Madri, Roger Federer se redimiu no saibro de Roma nesta terça ao impor vitória arrasadora sobre o local Potito Starace por fáceis 6/1 e 6/2, em apenas 51 minutos, em sua estreia no Masters 1000 italiano.

Continua depois da publicidade

De volta ao número 3 do ranking, o suíço apresentou grande exibição diante do público romano. Com golpes mais agressivos até no backhand, ele dominou o rival no fundo de quadra e ainda subiu à rede para impor seu jogo como se estivesse jogando em uma quadra rápida. Contou até com a combinação saque e voleio no saibro para fechar um game.

Nas oitavas de final, Federer vai enfrentar o vencedor do duelo entre o russo Mikhail Youzhny e o francês Gilles Simon, que avançou ao vencer o local Filippo Volandri em três sets - por 6/3, 2/6 e 6/4. O tenista da Suíça nunca se sagrou campeão em Roma. Em 12 participações, foi vice-campeão duas vezes - em 2003 e 2006.

Antes de Federer estrear com vitória, Juan Martín del Potro também teve tranquilidade para vencer o russo Andrey Kuznetsov por 6/3 e 6/2, em sua estreia. Seu próximo adversário sairá do confronto francês entre Benoit Paire e Julien Benneteau.

Continua depois da publicidade

Djokovic garantiu vaga nas oitavas de final da competição (Foto: Kirsty Wigglesworth/Associated Press)t

Outros jogos

Algoz de Djokovic em Madri, Dimitrov foi eliminado nesta terça em seu segundo jogo em Roma. Com um duplo 6/4, ele caiu diante do francês Richard Gasquet, nono cabeça de chave, que foi às oitavas de final e agora espera pela definição do seu próximo adversário. Ele sairá do confronto entre o francês Jo-Wilfried Tsonga e o polonês Jerzy Janowicz.

Continua depois da publicidade

Já Nicolás Almagro e Tommy Haas não conseguiram justificar a condição de respectivos 12.º e 13.º cabeças de chave em suas estreias no torneio italiano. O tenista espanhol acabou derrotado pelo francês Julien Benneteau por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/2) e 6/4. Já o jogador alemão foi superado pelo russo Mikhail Youzhny por 6/4 e 6/3.

Outros três tenistas que avançaram à segunda rodada nesta terça foram o sérvio Viktor Troicki, o francês Jeremy Chardy e o espanhol Fernando Verdasco. O último deles, por sinal, passou pelo argentino Horacio Zeballos por 2 sets a 1 - com parciais de 6/3, 3/6 e 6/3 - e será o primeiro rival do também espanhol David Ferrer, quarto cabeça de chave, em Roma.

No último jogo do dia, assim como os demais favoritos que entraram em quadra nesta terça, o checo Tomas Berdych teve facilidade para vencer em sua estreia. Em apenas 1 hora e 7 minutos, o número seis do mundo arrasou o usbeque Denis Istomin por 6/4 e 6/0.

Continua depois da publicidade

Com seu bom saque, Berdych controlou o jogo e defendeu os quatro break points cedidos a Istomin. O usbeque só se manteve no duelo no set inicial, quando ofereceu resistência ao favorito. Mas, após perder a parcial, caiu de rendimento e só assistiu aos golpes decisivos do checo.

Praticamente sem cometer erros, Berdych teve atuação fulminante e aplicou um "pneu" no adversário: fechou o set sem ceder um game sequer. Assim, confirmou a vitória e a vaga nas oitavas de final. Seu próximo rival será o sul-africano Kevin Anderson, algoz do croata Marin Cilic 11.º cabeça de chave, por 6/3 e 7/6 (9/7).

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software