Continua depois da publicidade
Apenas um ponto separa o Corinthians da Copa Libertadores. Basta empatar com o Fluminense, neste domingo, às 17 horas, no estádio do Maracanã, no Rio, pela 37.ª rodada do Campeonato Brasileiro, que o clube paulista garante no mínimo uma vaga na fase preliminar do torneio.
A classificação significaria como um título após uma campanha marcada por altos e baixos, excessos de empates e tropeços contra rivais inexpressivos. A reação veio nos últimos quatro jogos, quando o time engatou uma sequência de quatro vitórias. O resultado de domingo passado consolidou o time no G4 e "eliminou" o Grêmio.
Neste domingo, o Corinthians tem condição acabar com qualquer chance de classificação do Fluminense, que despencou de produção na reta final. O técnico Mano Menezes também poderá comemorar a classificação como vitória pessoal porque o time iniciou a série de vitórias depois que sua saída do clube já estava sacramentada.
“Os jogadores foram brilhantes e eu fui um técnico equilibrado para não deixar o momento nos atrapalhar”, afirmou o treinador. Mano Menezes não gostou de que sua saída virasse uma discussão disseminada na imprensa e entre torcedores durante a fase aguda da competição. “A condução disso poderia ter sido feita de outra maneira”.
Continua depois da publicidade
Uma das razões que o time em si melhorou, apesar da indefinição se Mano Menezes fica ou não, é que houve semanas livres, sem jogar, depois da eliminação na Copa do Brasil para o Atlético Mineiro por 4 a 1. Alguns jogadores cresceram de produção e mostraram que muito são importantes para equipe, casos de Ralf e claro do artilheiro Guerrero, que já fez 11 gols no Brasileirão.
Mano Menezes conseguiu repetir a base do time nessas quatro vitórias consecutivas. E contou com Guerrero nos dois jogos mais difíceis, diante do Santos e do Grêmio. Não por acaso os gols destas duas vitórias, ambas por 1 a 0, foram do peruano. “Não penso na renovação agora, estou focado nos dois últimos jogos. Podemos conquistar seis pontos. Sei que podemos empatar (contra o Fluminense), mas queremos a vitória”, disse o peruano, que discute com a diretoria um novo contrato até 2017.
Continua depois da publicidade
O treinador disse que Guerrero passou a ter mais destaque nesta reta final de campeonato porque o time e o jogador mudaram um pouco o modo de atuar. Em outras palavras, o atacante passou a jogar mais pelos lados do campo e cumprir outra funções de campo. “A equipe tinha uma maneira de jogar e eu propus uma versatilidade maior e isso exige mais de todos”, disse Mano Menezes.
O técnico conseguiu treinar com o time completo e Guerrero terá a companhia de Malcom no ataque. No meio de campo, Renato Augusto fica com a armação ao lado de Elias e também de Petros. A única dúvida nos treinos realizados durante a semana foi a presença do zagueiro Anderson Martins. Ele fez um trabalho na última sexta-feira, mas deve voltar ao time.
Se o Corinthians tropeçar, o time terá outra chance de garantir um lugar na Libertadores na próxima semana, quando enfrenta o já rebaixado Criciúma no estádio Itaquerão. Mas a ideia é garantir a vaga neste domingo mesmo para que se torne até pública a situação de Mano Menezes. O contrato do treinador, que termina em junho, não será renovado. E alguns clubes já sondaram o treinador para mudar de ares em 2015.
Continua depois da publicidade