Continua depois da publicidade
Parecia que a festa preparada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para celebrar o término do Campeonato Paulista era exclusivamente do Corinthians. Os campeões estaduais desfilaram sorridentes e concederam várias entrevistas antes da premiação, enquanto seus colegas de outros clubes passaram pelo evento sem enfrentar o mesmo assédio – exceção feita ao atacante Neymar, cobiçado pelo mercado europeu e eleito o craque do torneio.
Quando o time do Corinthians subiu no palco para receber o seu troféu, no entanto, até Neymar ficou deslocado. Os holofotes foram todos para o lateral direito Alessandro, que contou com o auxílio do presidente Mário Gobbi para exibir mais uma taça. “Ninguém se cansa disso”, sorriu o jogador, capitão também nas conquistas da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes, no ano passado.
Aos 34 anos, Alessandro não sabe até quando terá forças para levantar mais troféus pelo Corinthians. “A musculatura do braço pode até ficar cansada. A da perna é que não, pois preciso continuar forte para as outras três competições do ano”, sorriu o veterano lateral direito, que fez questão de posar para fotos com a taça ao lado do zagueiro Chicão – o antigo capitão do time, hoje na reserva.
Mas não foi apenas o seu 27º título estadual que o Corinthians comemorou na festa da FPF. O clube teve seis representantes na seleção do Campeonato Paulista: o zagueiro Gil, os volantes Ralf e Paulinho, o meia Danilo, o centroavante Paolo Guerrero e o próprio Alessandro. O experiente armador e o peruano ainda receberam, respectivamente, os prêmios de gol mais bonito e de “o cara do Paulistão”.
Já Neymar foi a estrela da equipe vice-campeã. Detentor do título estadual em 2010, 2011 e 2012, o astro do Santos levou o tetracampeonato do prêmio de craque do campeonato. “Nem sei quantos troféus desse eu tenho”, sorriu, só perdendo o bom humor quando o assunto era a sua iminente transferência para o futebol europeu. O atacante ainda foi muito elogiado por José Maria Marin (que evitou entrevistas), presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e retribuiu com um fraternal abraço.
Neymar é o único jogador do Santos presente na seleção do Campeonato Paulista. Completam o time, eleito com o auxílio de jornalistas do Estado, o zagueiro Cleber, da Ponte Preta, o lateral esquerdo Rodrigo Biro, então no Penapolense, e o meia Jadson, do São Paulo. O centroavante ponte-pretano William, além de ter festejado o título do Torneio do Interior, foi premiado como artilheiro por causa de seus 13 gols marcados.
Continua depois da publicidade