Continua depois da publicidade
A Seleção Brasileira encontrará o atacante Oribe Peralta nesta terça-feira, diante do México, em Fortaleza, pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo. Com 29 anos, o jogador foi o carrasco do Brasil em 2012, quando fez os dois que deram à seleção mexicana a medalha de ouro olímpica, em Londres.
Na competição, o técnico Mano Menezes começava a preparar o Brasil para o Mundial da Fifa. Cinco atletas presentes naquela decisão foram titulares pela Seleção Brasileira na estreia da Copa na última quinta-feira, contra a Croácia.
Estrela
Peralta chegou aos jogos Olímpicos como um dos três jogadores maiores de 23 anos permitidos pelo COI para disputar a competição. Apesar de titular, o jogador não começou bem os jogos e demorou três jogos para marcar um gol, contra a Suíça. Após passar em branco nas quartas de final, o atacante voltou a marcar nas semifinais, diante do Japão. Na final, a história já é conhecida: estrela e dois gols, conquistando o título para os mexicanos.
Continua depois da publicidade
Geração de Ouro
A equipe que enfrentou o Brasil na decisão dos Jogos Olímpicos de 2012 está muito presente no elenco mexicano que joga a Copa do Mundo. São oito dos quatorze jogadores titulares na final, dois anos atrás. Apenas Peralta, entretanto, atuou entre os onze contra Camarões, no primeiro jogo da Copa. E foi dele o gol da vitória.
Continua depois da publicidade
Campeões Mundiais Sub-17 em 2005
Dois titulares da seleção mexicana contra Camarões também atuaram na decisão da Copa do Mundo Sub-17, em 2005. Na ocasião, Giovanni dos Santos e Hector Moreno ajudaram os mexicanos a golearem o Brasil por 3 a 0 e conquistar o primeiro título da competição. O Bicampeonato viria em 2011.
Algozes de um brasileiro
Continua depois da publicidade
O gol contra de Marcelo na quinta-feira pode não ser a única preocupação do lateral esquerdo para a partida de terça-feira. O camisa 6 da seleção Brasileira estava presente tanto nas duas decisões que o Brasil foi derrotado para os mexicanos. E mais: o jogador foi titular em 2005 e em 2012.
Preparativos para 2014
O então técnico da Seleção Mano Menezes pensou na reformulação da equipe eliminada pela Holanda na Copa do Mundo de 2010, e usou os jogos Olímpicos como parte da preparação para testar os mais jovens. A equipe na decisão contra o México jogou com Thiago Silva, Marcelo, Oscar, Hulk (que entrou na segunda etapa) e Neymar. Todos prováveis titulares na terça-feira.
Continua depois da publicidade