Continua depois da publicidade
Representantes da seleção da Costa Rica estiveram em Santos para mais uma visita de rotina à Cidade que servirá de base para o time durante a Copa do Mundo. Nesta terça-feira (21), o técnico colombiano, Jorge Luis Pinto, acompanhado do secretário geral da Federação, Rafael Vargas, e do diretor financeiro, Rodolfo Vilalobos, visitou a Vila Belmiro, local que será usado para treinos e preparação, e foi ao Hotel Mendes Plaza, onde a delegação ficará hospedada. Após passar pelas instalações, a comitiva foi ao Paço Municipal, sendo recebida pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
“Para nós é motivo de satisfação receber aqui a Costa Rica, também agradecer ao nosso professor Jorge Luiz Pinto, técnico da seleção. É mais uma da série de visitas da Costa Rica, agora estamos na fase de acertar detalhes operacionais, chegada, instalações, deslocamentos internos durante a Copa e toda a logística que envolve a presença da Costa Rica em Santos”, disse o prefeito.
Neste sábado (22), a delegação da Costa Rica segue sua agenda em Santos e deve deixar a região apenas no domingo (23).
“Foi uma decisão conjunta com a Federação (de ficar em Santos), Santos representa muito para o futebol mundial, Santos é muito grande no mundo do futebol em países como a Costa Rica. A cidade nos traz tranquilidade, não é tão grande, e nos dá a tranquilidade para treinar no estádio do Santos, um orgulho para todos nós. Tenho certeza que estaremos em casa e esperamos brindá-los com um bom futebol”, disse o técnico Jorge Luis Pinto, em entrevista coletiva no salão nobre do Paço Municipal.
Mas o fato que chamou mais atenção durante a conversa com a imprensa, foi o fato do técnico admitir que torce pelo Corinthians, arquirrival do Peixe.
“Estudei na USP, estudei perto do Corinthians, por isso tenho de falar que sou corintiano. Em 1977, tive aula com o professor Teixeira, que na época fazia parte da comissão técnica do Corinthians, e aquele ano foi fantástico, com o título do Campeonato Paulista em cima da Ponte Preta, lembro até hoje”, contou o treinador colombiano, que em seguida tentou mostrar seu carinho pelo Santos também. “Estive aqui há 25 anos, assisti a partida entre Santos e Palmeiras, 2 a 1 para o Santos. Agora estou na torcida de Santos, sempre conhecida como a melhor de São Paulo e do Brasil. Nos sentimos orgulhosos de poder estar perto dessa grandeza, de um estádio como a Vila Belmiro, os jogadores estão felizes de estar aqui”.
Otimista
A Costa Rica não deu sorte no sorteio dos grupos para a Copa do Mundo. Entretanto, o técnico Jorge Luis Pinto não se abala com o ‘grupo da morte’ e se mostra bastante otimista para os duelos contra Inglaterra, Itália e Uruguai.
“É um grupo difícil, todos entendemos assim, mas penso que camisa não joga bola. A motivação para enfrentar os grandes é enfrentá-los com grandeza, com qualidade de jogo, espero fazer isso”, explicou Jorge, para em seguida fazer uma breve análise de seus adversários, todos campeões mundiais.
“Conhecemos perfeitamente o modo como jogam. A Inglaterra é um futebol mais simples, mais rápido, mais eficiente. O Uruguai é um futebol latino, tem nomes muito importantes na frente como Suárez e Cavani, são equipes fortes que temos que saber enfrentar”.
Para finalizar, a Costa Rica confirmou que voltará à Santos após cada jogo do Mundial e assim eles esperam fazer até a final, no Maracanã.
“Vamos estar aqui (em Santos) dia 9 de junho. Vamos à Fortaleza (jogar) e voltamos, vamos à Recife e voltamos, vamos à Belo Horizonte e voltamos. Depois vamos para o Rio (local da final)”, afirmou o colombiano, provocando risos de todos.
A prefeitura de Santos divulgou um vídeo mostrando como a cidade se preparará durante a Copa do Mundo. A Arena Santos servirá como Centro de Mídia para mais de 500 jornalistas e o Gonzaga terá uma base montada e aberta 24 horas para receber, informar e auxiliar os turistas durante o Mundial. Confira:
Continua depois da publicidade