O time paulista foi fundado em 1914, mesmo ano do trágico naufrágio do lendário Titanic / Reprodução/Site/Santos FC
Continua depois da publicidade
Poucos times no mundo possuem tanta história quanto o Santos Futebol Clube. O time paulista foi fundado em 1914, mesmo ano do trágico naufrágio do lendário Titanic.
Veja também tudo sobre a estreia do Alvinegro Praiano no Campeonato Brasileiro de 2025.
Continua depois da publicidade
Gostou da curiosidade? A Reportagem do Diário separou outros cinco fatos sobre o Peixe que você provavelmente não sabe.
O primeiro homem a comandar o Peixe à beira do campo foi um irlandês. Esse cargo dos sonhos pertenceu a Harold Cross.
Continua depois da publicidade
O europeu chegou ao Brasil na adolescência. Considerado um dos pioneiros do futebol na região, Cross ainda foi capitão da equipe.
Com a fama de ser um dos melhores jogadores do estado de São Paulo na época, ele esteve em campo em estreias e momentos especiais daquele que seria um dos maiores clubes do mundo.
Pelé, Coutinho, Dorval, Pepe, Zito, Mengálvio, Calvet, Lima, Mauro e Gilmar. Essa lista de jogadores encantou o mundo e cravou sua marca na história como um dos maiores times de todos os tempos.
Continua depois da publicidade
Naquela época, excursões eram comuns para o time da Vila Belmiro. A fama e o futebol bem jogado se tornaram assunto também na Europa. As vitórias contra gigantes do Velho Continente se transformaram em contos épicos, passados de geração em geração.
No entanto, o outro lado da moeda também existe — e na Grécia. No dia 4 de julho de 1961, o tradicional Olympiakos conseguiu vencer a equipe santista. O feito foi tão comemorado que se tornou parte do hino oficial do clube grego.
Enfrentar um time argentino em território rival, especialmente em uma Copa Libertadores da América, nunca é um desafio fácil.
Continua depois da publicidade
Porém, para o time citado na curiosidade anterior, vencer o Boca Juniors no temido La Bombonera foi possível.
O feito aconteceu na final da Libertadores de 1963. Os gols brasileiros foram marcados por Coutinho e Pelé, enquanto a equipe rival descontou com Sanfilippo.
A Vila Belmiro já foi casa de grandes jogadores e atacante temidos em todo Planeta.
A equipe que já teve Pelé, Pepe, Neymar e Rodrygo foi a primeira brasileira a chegar a marca de 10 mil gols.
Continua depois da publicidade
Tem quem sinta saudade e tem quem abomine. Mesmo com esse mar de opiniões, uma coisa é fato: o Peixe foi o último campeão da era mata-mata do Campeonato Brasileiro.
Na ocasião, em 2002, o Alvinegro Praiano bateu o Corinthians com um show dos seus meninos da Vila.