Continua depois da publicidade
Não deu para Ricardo Oliveira. No início da noite desta quarta-feira, o Santos confirmou a ausência do camisa 9 na partida contra o Grêmio, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de defender a Seleção Brasileira diante da Venezuela, na terça, em Fortaleza, o jogador desembarcou em São Paulo às 5h20 desta quarta e foi direto para casa, na própria Capital, tentar descansar para reunir condições de se encontrar com o grupo santista no período da tarde, de novo no aeroporto. Porém, o desgaste físico não permitiu que o artilheiro sequer viajasse com a delegação.
Ricardo Oliveira foi utilizado por Dunga nos dois duelos do Brasil pelas Eliminatórias Sul-americanas da Copa do Mundo de 2018. Na quinta, ele entrou aos 31 minutos do segundo tempo contra o Chile, em Santiago. Já contra a Venezuela, Oliveira foi titular e só foi substituído aos 35 da segunda etapa. Somando sua participação nos dois jogos, o centroavante de 35 anos chegou a 96 minutos em campo.
Apesar da idade avançada, Ricardo Oliveira tem uma das recuperações mais rápidas do elenco santista. Desta vez, no entanto, depois de uma reunião entre o departamento de fisiologia, a comissão técnica e o jogador, chegou-se a conclusão de preservar o atleta para o confronto de domingo, contra o Goiás, na Vila Belmiro.
Logo nas primeiras horas da manhã desta quarta, Ricardo Oliveira admitiu à TV Gazeta, ainda no aeroporto, que sua situação era delicada. “Não sei. Vamos conversar”, disse o atleta, com a aparência de cansaço evidente.
Com isso, a tendência é que Gabriel seja deslocado para a função de referência no ataque do Peixe, à partir das 21 horas, nesta quinta, em Porto Alegre. Antes de seguir viagem, Dorival Júnior trabalhou no CT Rei Pelé e escalou Neto Berola e Leandro pelas pontas. Mas, durante a semana, Nilson também foi testado na vaga de Ricardo Oliveira.
Enquanto isso, Lucas Lima pode até começar jogando contra o Tricolor Gaúcho. O meia jogou apenas os últimos 27 minutos contra a Venezuela. Se Dorival, optar por iniciar com o camisa 20 no banco de reservas, Marquinhos Gabriel deve ficar com a missão de armar a equipe contra o Grêmio. Serginho também está de sobreaviso.
Elogio
Apesar de não esconder sua chateação em perder Lucas Lima e Ricardo Oliveira durante a pausa de dez dias no Campeonato Brasileiro, Dorival Júnior gostou da atuação de seus atletas com a camisa amarela e já previu novas convocações.
“Ricardo mais uma vez comprovou tudo aquilo que se esperava dele. É um jogador que tem participação direta nas partidas, sendo ativo em muitos momentos. Teve ali duas ou três oportunidades e uma delas acabou fazendo. O Lucas entrou para dar uma boa movimentação à equipe, participou diretamente da construção de algumas jogadas. Talvez não tenha tido tempo necessário para um desenvolvimento maior. Mas foi uma participação importante, abrindo possibilidade de retorno”, analisou o técnico santista.
Continua depois da publicidade