Esportes

Campeões mundiais lançam no Rio o tour da taça da Copa do Mundo

O mais cobiçado prêmio do futebol mundial ficará mais três dias no Brasil, antes de começar a rodar pelo mundo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 12/09/2013 às 15:46

Compartilhe:

Em uma cerimônia realizada aos pés do Cristo Redentor, no Rio, a Fifa lançou oficialmente nesta quinta-feira o tour do troféu da Copa de 2014. Com a presença de cinco campeões mundiais do Brasil, cada um representando um título do pentacampeonato nacional - Zagallo (1958), Amarildo (1962), Rivellino (1970), Bebeto (1994) e Marcos (2002) -, o evento serviu para anunciar a viagem de 267 dias que a taça fará pelo planeta, passando por 89 países.

O mais cobiçado prêmio do futebol mundial ficará mais três dias no Brasil, antes de começar a rodar pelo mundo, em uma iniciativa da Fifa que foi realizada também antes da Copa de 2006 e de 2010 e que proporciona a oportunidade de milhões de torcedores verem de perto o troféu - depois, ele volta ao País para o campeonato que acontecerá de 12 de junho a 13 de julho de 2014.

A primeira parada oficial do taça acontecerá no Taiti, país que teve sua seleção disputando a última edição da Copa das Confederações, em junho, no Brasil. Com 36,8 centímetros de altura e 6.175 gramas de peso, o objeto é feito de ouro maciço de 18 quilates e foi erguido pela última vez pelos brasileiros na Copa de 2002. Goleiro titular da seleção naquele Mundial, Marcos recordou com saudade daquele momento nesta quinta-feira.

Marcos, Zagallo, Roberto Rivelino, Amarildo e Bebeto durante o lançamento do Tour da Taça da Copa do Mundo (Foto: Carlos Moraes/Agência O Dia)

"Eu me lembro da noite em que ergui o troféu em 2002, no Japão. Foi um momento inesquecível, que me encheu de honra e orgulho por meu País. É ótimo que a Fifa e a Coca-Cola deem aos torcedores a chance de sentir algumas das emoções que só podem vir de um verdadeiro símbolo do futebol mundial", disse o ex-goleiro Marcos, lembrando também do patrocinador que empresta o seu nome ao tour promovido pela Fifa e que ajuda a bancar a iniciativa.

Joseph Blatter, presidente da Fifa, também festejou nesta quinta-feira a continuidade deste tour da taça em mais uma edição da Copa do Mundo. "Estamos extremamente felizes de levar o símbolo mais icônico do futebol ao mundo mais uma vez. Neste momento, quando muitos países começam a garantir suas vagas na Copa do Mundo, este tour nos dá a oportunidade de compartilhar nossa paixão pelo esporte mais belo com torcedores por todo o planeta, que terão uma oportunidade única de ver o troféu de perto em seus próprios países", ressaltou o dirigente.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Travessia de balsas no Litoral de SP é paralisada por conta dos fortes ventos

Cidades da região estão enfrentando problemas por conta do tempo no começo da noite desta sexta

Cotidiano

Confira os números sorteados na Lotofácil no concurso 3200, nesta sexta (20)

O prêmio é de R$ 5.000.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter