Esportes

Área de Treinamento de Ciclismo em Santos retoma atividades com recorde de frequentadores

A ATC funcionará de janeiro a março, todas as terças e quintas-feiras, das 4h às 6h, e a partir de março, terças, quartas e quintas, no mesmo horário

Da Reportagem

Publicado em 10/01/2022 às 19:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O projeto acontece nas avenidas Bartolomeu de Gusmão e Saldanha da Gama (orla da praia), onde a pista é isolada para uso exclusivo dos praticantes / Isabela Carrari/PMS

Continua depois da publicidade

A partir desta terça-feira (11), a Área de Treinamento de Ciclismo (ATC), em Santos, retoma as atividades, que haviam sido paralisadas por conta do recesso de final de ano. O projeto pioneiro da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes (Semes), caiu no gosto dos praticantes da modalidade e passou de 30 para 200 frequentadores, de 2014, quando foi criada, até os dias atuais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ATC funcionará de janeiro a março, todas as terças e quintas-feiras, das 4h às 6h, e a partir de março, terças, quartas e quintas, no mesmo horário. O lugar é um espaço voltado para o ciclismo, ciclismo adaptado, mountain bike e triathlon. O projeto acontece nas avenidas Bartolomeu de Gusmão e Saldanha da Gama (orla da praia), no trecho entre as ruas Alexandre Martins e Rua Capitão João Salermo, no sentido Ponta da Praia, onde a pista é isolada para uso exclusivo dos praticantes.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Passeio ciclístico comemora os 150 anos da Associação Comercial de Santos

O número de 200 frequentadores, de 10 assessorias, frequentando regularmente a ATC, é um recorde e mostra o sucesso do projeto, de acordo com o professor da Semes, responsável pela área de treinamento, Luiz Carlos Araújo Nunes. "Os ciclistas e triatletas que eram obrigados a recorrer às estradas, onde ficavam expostos não só ao risco em meio ao tráfego de veículos, mas também a roubos, podem pedalar com todo o aparato.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Luiz conta que acompanha todos os treinos com pneus, bomba, câmara e oferece todo suporte necessário. "Se algum dos participantes tiver um problema mecânico, a gente pode socorrer e eles conseguem terminar o treino com segurança e tranquilidade", explica.

Além do professor da Semes, os atletas também são acompanhados por agentes da CET e contam com o aparato da Guarda Civil Municipal (GCM).

SEGURANÇA REDOBRADA NO VERÃO

Continua depois da publicidade

O Gerente de Operações da CET, Milton Duarte Antunes, explica que as atividades estão sendo retomadas mantendo o mesmo percurso, mas com segurança redobrada. "O perímetro de quatro quilômetros praticado durante todo o ano continua com o trecho bloqueado, contudo, neste período de verão, dobramos o efetivo para quatro agentes de trânsito e aumentamos a sinalização com painel de mensagens variáveis (PMV), reforçando os bloqueios para segurança dos ciclistas e fornecendo mais informação aos motoristas", observa.

"CIRCUITO NOTA 10"

O empresário Yuri Leite de Andrade, frequentador da ATC há dois anos, destacou a importância do espaço para quem, assim como ele, buscava um local seguro para pedalar. "É importantíssimo devido ao risco de acidentes nas estradas e também assaltos. Na ATC conseguimos treinar com segurança sem o fluxo de veículos e todos já se conhecem. É um trabalho em equipe num circuito nota 10", disse.

Continua depois da publicidade

O secretário de Esportes, Gelásio Ayres Fernandes Jr., ressaltou o sucesso do projeto. "A ATC é mais uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Santos através da Secretaria de Esportes. Não temos nada similar em toda região da Baixada Santista. Isso mostra o grande investimento da nossa Cidade no esporte e o resultado disso é qualidade de vida para os moradores e também turistas".

COMO PARTICIPAR

Para participar, os interessados devem procurar pelo instrutor responsável no local e preencher uma ficha. Para garantir a segurança dos frequentadores, é obrigatória a utilização de máscara facial e capacete de proteção.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software