Continua depois da publicidade
Depois que perdeu para o Barcelona na impiedosa derrota por 8 a 0, o Santos mudou. O time aguentou a forte pressão no retorno ao Brasil, trabalhou forte para melhorar o sistema defensivo e o resultado não demorou a aparecer: levou apenas um gol nos últimos cinco jogos do Campeonato Brasileiro.
O técnico Claudinei Oliveira implementou um sistema de marcação por zona e passou a trabalhar por setores para que o time desse menos espaços ao adversário. A vitória sem sustos sobre o Fluminense, por 2 a 0, no último domingo, no Maracanã, mais uma vez apresentou o time alvinegro sendo pouco exposto na defesa e coroou o bom momento do time.
Para o capitão Edu Dracena, todos entenderam que mudar a postura era necessário. "O Claudinei colocou para a gente que não é só a defesa que tem de marcar, que precisa começar da frente", disse o zagueiro, que recebeu apoio do treinador. "A marcação passa por todos e é assim que penso o futebol. Acertamos a defesa e conseguimos fazer quatro gols nos últimos dois jogos", comemorou o comandante.
Continua depois da publicidade
Com dois jogos a menos que os rivais, o Santos agora sonha alto e projeta um salto na classificação, em que ocupa posição intermediária. "É um campeonato maluco. Com a vitória valendo três pontos você vai lá para cima ou lá para baixo. É um campeonato muito difícil, mas é muito importante que o Santos está somando pontos fora de casa", analisou Dracena.
Claudinei tem um problema para resolver antes do jogo contra o Atlético-PR, na quarta, fora de casa, pela penúltima rodada do primeiro turno: como Mena está suspenso, o treinador agora pretende convencer Léo a voltar a jogar na sua posição original.
Recentemente, o veterano jogador disse que só atuaria no meio-campo por não ter mais condições de suportar o desgaste na antiga posição. "Ele disse que queria jogar no meio, mas se colocou à disposição para ajudar. Não vou definir isso agora. Vou conversar com ele, que está sendo fantástico e vai ter prazer em jogar por ali", projetou o treinador.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade