Esportes

Ana Marcela é 3ª, Poliana fica em 6º e dupla irá ao Rio-2016 na maratona aquática

Nesta terça-feira, Ana Marcela Cunha levou o bronze ao ficar em terceiro lugar na disputa e também a vaga olímpica, assim como Poliana Okimoto, a sexta colocada

Publicado em 28/07/2015 às 14:21

Compartilhe:

A prova feminina da maratona aquática de 10 quilômetros rendeu ao Brasil a sua primeira medalha no Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo realizado em Kazan, na Rússia, e duas vagas na Olimpíada de 2016. Nesta terça-feira, Ana Marcela Cunha levou o bronze ao ficar em terceiro lugar na disputa e também a vaga olímpica, assim como Poliana Okimoto, a sexta colocada.

O resultado foi inferior ao do Mundial de 2013, em Barcelona, quando as brasileiras fizeram uma "dobradinha", com Poliana sendo a campeã. Porém, foi suficiente para garantir a presença de ambas nos Jogos do Rio, em competição marcada para a praia de Copacabana, pois as dez primeiras colocadas da disputa em Kazan asseguravam a vaga olímpica. E o Mundial era a única oportunidade de classificar duas atletas do país para essa prova feito que as brasileiras alcançaram.

A disputa feminina da maratona aquática de 10 quilômetros foi vencida pela francesa Aurelile Muller, com um tempo total de 1h58min04s3. Ela completou a segunda volta da prova na primeira colocação e não perdeu mais essa condição, assegurando o título mundial.

Poliana Okimoto chegou em sexto lugar (Foto: Satiro Sodre/SSPress)

A holandesa Sharon van Rouwendaal faturou a medalha de prata ao chegar a 2s4 da francesa. Já Ana Marcela Cunha garantiu o bronze e a sua vaga olímpica com a marca de 1h58min26s5. A brasileira sempre esteve entre as primeiras colocadas, tendo terminado a primeira volta em décimo lugar e as outras duas em oitavo. Na última, então, ganhou várias posições para assegurar a sua medalha.

Poliana Okimoto também sempre esteve nas primeiras posições. Ela terminou a primeira volta em oitavo lugar, caiu para a décima posição na segunda e subiu para a sexta na terceira, colocação em que concluiu a disputa com um tempo de 1h58min28s8.

A norte-americana Haley Anderson, que venceu no último sábado a maratona aquática de 5 quilômetros, uma prova não-olímpica, foi a nona colocada, logo à frente da húngara Eva Risztov, atual campeã olímpica da disputa dos 10 quilômetros e que obteve a última vaga distribuída no Mundial para os Jogos do Rio. Já a britânica Keri-Anne Payne, dona de dois títulos mundiais dos 10 quilômetros, decepcionou e foi apenas a 15ª colocada.

Antes de Poliana e Ana Marcela, o Mundial de Esportes Aquáticos já havia rendido outra vaga olímpica ao Brasil na maratona aquática de 10 quilômetros, com Allan do Carmo, o nono colocado na prova masculina, na última segunda-feira.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Travessia de balsas no Litoral de SP é paralisada por conta dos fortes ventos

Cidades da região estão enfrentando problemas por conta do tempo no começo da noite desta sexta

Cotidiano

Confira os números sorteados na Lotofácil no concurso 3200, nesta sexta (20)

O prêmio é de R$ 5.000.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter