Esportes
A baiana já havia sido campeã mundial da prova em 2011, em Xangai, na China. Em Kazan, ela foi ao pódio em todas as distâncias que disputou: nos 10 km (bronze) e 5 km por equipe (prata)
Continua depois da publicidade
Folhapress
Ana Marcela Cunha, 23, provou neste sábado (1º) que o título de melhor maratonista aquática do mundo, concedido no final do ano passado, lhe é de direito.
Ela conquistou o ouro na prova dos 25 km no Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, na Rússia, e encerrou sua participação no evento com aproveitamento de 100%. A brasileira foi ao pódio em todas as três disputas nas quais concorreu.
A láurea deste sábado foi sua sexta medalha em Campeonatos Mundiais. O título veio após 5h13min47s3 de prova, à frente da húngara Anna Olasz, com quem travou batalha durante a maior parte das voltas do percurso -mas deixou para trás na última boia. A alemã Angela Maurer terminou com o bronze.
Continua depois da publicidade
A baiana já havia sido campeã mundial da prova em 2011, em Xangai, na China. Em Kazan, ela foi ao pódio em todas as distâncias que disputou: nos 10 km (bronze) e 5 km por equipe (prata).
O terceiro lugar nos 10 km, único evento da maratona aquática que faz parte do programa olímpico, classificou-a para os Jogos do Rio-2016 e a fez superar um trauma.
Continua depois da publicidade
Na seletiva para Londres-2012, ela ficou na 11ª posição, e apenas as dez primeiras garantiam vaga na Olimpíada.
Além de Ana Marcela, Poliana Okimoto representará o Brasil na Rio-2016. O país será o único com duas atletas na disputa, que ocorrerá no dia 8 de agosto de 2016, em Copacabana, a partir das 8h.
Até o momento, o Brasil tem três pódios obtidos em Kazan -todos na maratona aquática e com Ana Marcela. As provas de natação têm início neste domingo (2), na Arena de Kazan, com eliminatórias às 3h30 e finais às 11h30 (de Brasília).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade