Esportes

Almanaque oficial do Peixe é lançado na Vila Belmiro

Após décadas de pesquisa, historiador lança Almanaque com dados de todos os jogos e histórias curiosas sobre os 100 anos do Santos.

Publicado em 28/01/2013 às 21:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Santos completou 100 anos de fundação no último 14 de abril, mas as festividades não param. Nesta segunda-feira (28), na Vila Belmiro, o historiador e escritor Guilherme Nascimento lançou o Almanaque oficial do clube. O evento foi prestigiado pelo presidente alvinegro em exercício, Odílio Rodrigues, além do capitão Edu Dracena e de ex-jogadores como Clodoaldo e Edinho, filho de Pelé. Odir Cunha, escritor da obra oficial do centenário santista, ‘Santos - 100 anos de Futebol Arte’, também compareceu.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“O livro traz dados oficiais, fichas técnicas de todos os jogos do Santos entre setembro de 1912 e setembro de 2012. São quase seis mil partidas (5.600 para ser preciso)”, conta Guilherme Nascimento, que começou a arquivar dados sobre o Peixe ainda quando criança.

“Eu anotava as fichas técnicas e informações dos jogos junto com meus irmãos, que faziam o mesmo, mas em jogos do São Paulo. Com o passar do tempo eu fui guardando documentos e diversas coisas sobre o Santos, até que um dia uns amigos viram a quantidade de informação eu tinha e falaram ‘você tem que publicar isso’. Há 10 anos, eu comecei a organizar tudo e preparar o livro que estamos lançando hoje”, explicou o autor.

Além de dados técnicos, o Almanaque revela histórias curiosas, pouco conhecidas pelo grande público e depoimentos de jogadores que vestiram a camisa do alvinegro praiano.

“O santista, talvez seja o torcedor que mais preserva a história do seu clube. Para mim, foi um prazer escrever sobre o time do meu coração. Às vezes, eu tinha que tirar alguns adjetivos que escapavam, mas que não ficariam bem em um livro. Mas, se eu não torcesse para o Santos, ficaria um texto frio, parecido com um trabalho acadêmico”, finalizou.

Continua depois da publicidade

O historiador e escritor Guilherme Nascimento lançou o Almanaque oficial do clube (Foto: Tiago Salazar/DL)

Edu Dracena, capitão do atual time santista, foi ao lançamento do livro e enalteceu a participação em mais um momento histórico do time.

“Ainda não tenho a dimensão de tudo isso. Lógico que eu fico muito feliz de estar escrevendo meu nome da história do Santos Futebol Clube, onde passaram grandes jogadores, principalmente o Rei. Você só vai ter a dimensão disso tudo quando parar de jogar, depois de uns dez anos, e pensar ‘nossa, joguei em um time grande e fui campeão várias vezes’”, disse o zagueiro, orgulhoso.

Continua depois da publicidade

Dados do livro:

Título: Almanaque do Santos FC
Autor: Guilherme Nascimento
Formato: 21x27cm
Edição: 1 / 2013
Número de páginas: 392
Preço de capa: R$ 99,00

Confira como foi o evento na Galeria de Imagens:

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software