Continua depois da publicidade
Detentora de uma das seleções mais poderosas do futebol mundial na atualidade, a Alemanha foi surpreendida em amistoso contra o Paraguai, nesta quarta-feira, no Fritz-Walter-Stadion, em Kaiserslautern. Após ficar em desvantagem no placar em duas oportunidades, os anfitriões empataram por 3 a 3 com o time sul-americano, que dificilmente conseguirá vaga para próxima edição da Copa do Mundo.
O atacante Nuñez e o volante Wilson Pittoni, aos nove e doze minutos, respectivamente, colocaram o Paraguai em vantagem logo no início do confronto. A Alemanha empatou ainda no primeiro tempo com Gundogan e Thomas Muller, mas foi aos vestiários em desvantagem depois de gol de Roque Santa Cruz. Lars Bender, na etapa complementar, deu números finais ao jogo.
A Alemanha volta a entrar em campo no próximo dia 6 de setembro, às 15h45 (de Brasília), quando mede forças com a Áustria, na Allianz-Arena (Munique), em partida válida pelas Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo de 2014. Atualmente, a seleção comandada por Joachim Low ocupa a primeira colocação na tabela de classificação do Grupo C, com 16 pontos, e estaria garantida na competição em território brasileiro.
O Paraguai, por sua vez, enfrenta a Bolívia, em 6 de setembro, em jogo sem local definido. O confronto é válido pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-americanas, onde o time comandado por Víctor Genes ocupa a nona e última posição, com oito pontos, e estaria fora da próxima edição do Mundial, interrompendo sequência de quatro participações consecutivas.
Continua depois da publicidade
O jogo
Em primeiro tempo disputando em bom ritmo, a Alemanha quase abriu o placar em duas oportunidades, com Reus e Klose, respectivamente, aos quatro e oito minutos. Entretanto, foi o time sul-americano, aos nove minutos, que saiu em vantagem no marcador. O atacante Nuñez recebeu lançamento em profundidade e, sem marcação, não deu chances ao goleiro Neuer.
Continua depois da publicidade
A vantagem paraguaia ficou ainda maior três minutos mais tarde. O goleiro alemão afastou cruzamento parcialmente, o volante Khedira dominou errado e deixou as bolas nos pés de Wilson Pittoni. O volante deslocou Neuer com arremate no canto direito e marcou o segundo gol dos visitantes.
Insatisfeito no banco de reservas, o treinador Joachim Low cobrava mudança de postura de seus atletas e fazia anotações. Aos 18 minutos, o volante Gundogan diminuiu a desvantagem depois de passe do meio-campista Mesut Ozil. O empate aconteceu aos 31 minutos, quando Muller dominou lançamento de Hummels e tocou para o fundo das redes.
Após o empate, os europeus pressionaram a equipe paraguaia, mas foram surpreendidos novamente. Já no fim do primeiro tempo, aos 45 minutos, o atacante Roque Santa Cruz aproveitou falha no posicionamento de Hummels e tocou para Samudio. Sem dificuldades, o lateral esquerdo recolocou o Paraguai à frente.
Continua depois da publicidade
O resultado parcial não agradou aos torcedores presentes nas arquibancadas do Fritz-Walter-Stadion, que vaiaram o time da casa na ida aos vestiários. Na etapa complementar, a partida caiu de ritmo e o meio-campista Lars Bender, aos 29 minutos, empatou novamente e deu números finais ao jogo.