Continua depois da publicidade
O Barcelona deu adeus à invencibilidade nesta temporada europeia ao perder por 2 a 1 para o Ajax, nesta terça-feira, pela Liga dos Campeões. No dia em que precisava apenas de um empate para garantir matematicamente a liderança do grupo H com antecipação, o Barça começou mal a partida e sofreu o primeiro tropeço desde a chegada de Gerardo Martino, no Amsterdam Arena.
Bastante desfalcado (sem Valdés, Messi, Adriano e Daniel Alves), o time espanhol falhou muito atrás e permitiu os gols de Serero e Hoesen. Logo no início do segundo tempo, Xavi descontou em pênalti sofrido por Neymar, que provocou ainda a expulsão de Veltman. Mesmo com um a mais, o time azul-grená não conseguiu o empate.
Assim, o Barcelona permanece com dez pontos, ainda no primeiro lugar isolado, mas corre o risco matemático de perder o posto na última rodada, já que o Milan chegou aos oito pontos, com a vitória sobre o Celtic.
O triunfo desta terça manteve a chance do Ajax de se classificar, pois acumula agora sete pontos e enfrentará a equipe italiana na rodada de encerramento desta fase. Já o Barça precisa apenas de um empate contra o Celtic para assegurar seu primeiro lugar no grupo.
Continua depois da publicidade
O jogo
O Barcelona sentiu falta dos titulares ausentes e não começou bem, sem conseguir trabalhar a bola diante da marcação adiantada do Ajax. Mesmo assim, o clube espanhol ainda ameaçou aos 13 minutos, quando Pedro cruzou da direita, rasteiro, em busca de Neymar, que foi travado na hora da conclusão. No rebote, Fábregas mandou em cima da marcação.
Continua depois da publicidade
Empurrada pela torcida, a equipe holandesa tomou o domínio do confronto e abriu o placar, aos 18. Van Rhijn cruzou da direita, rasteiro, e Serero apareceu completamente livre para mandar para as redes. O sistema defensivo do Barcelona mostrou problemas desde o começo, com Puyol improvisado na lateral direita, e Mascherano com dificuldade na saída de bola.
Apesar dos erros, o clube espanhol quase empatou, pois Neymar recebeu em velocidade na entrada da área e bateu cruzado, para fora. Na resposta do time anfitrião, Schone bateu falta da esquerda, e José Pinto interceptou de soco, mas a bola ainda ficou solta na área, com forte disputa entre os dois times, até que o Barcelona conseguiu afastar.
Aos 33, o time da casa passou por mudança, com a entrada de Poulsen na vaga de Boilesen. O Ajax seguiu melhor, e ampliou a vantagem aos 42 minutos. Depois de nova bobeira de Mascherano, Fischer soltou um chute forte da entrada da área, para defesa de Pinto. No rebote, Hoesen passou por Piqué e manteve o domínio mesmo com toque de mão de Puyol. Assim, o atacante chutou para marcar o gol.
Continua depois da publicidade
No último lance da etapa, o Barça ainda ameaçou. Xavi bateu falta para a área, e Neymar não alcançou de carrinho, vendo a bola se perder pela linha de fundo. Depois de um primeiro tempo ruim, o time azul-grená voltou mais perigoso depois do intervalo.
Logo aos dois minutos, Van Rhijn recuou errado para Veltman, e Neymar foi mais rápido para pegar a bola, mas foi derrubado pelo zagueiro antes de aparecer sozinho de frente para o goleiro. O árbitro assinalou pênalti para o Barcelona e ainda expulsou Veltman. Assim, Xavi bateu para descontar.
Com um jogador a mais em campo, o time espanhol partiu para o ataque, e Neymar recebeu belo passe de Iniesta, dominou no peito e tentou a cobertura, mas o goleiro espalmou. A partir daí, o Ajax se fechou ainda mais, aguardando apenas o momento de buscar contragolpes e administrando até o apito final.
Continua depois da publicidade