ESPORTES

5 praias indicadas para quem quer surfar no litoral sul de SP

As praias do litoral de São Paulo não são só procuradas para o descanso do paulistano como também para o exercícios de esportes como surfe

Nathalia Fruchi

Publicado em 01/06/2023 às 20:34

Atualizado em 02/06/2023 às 10:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O surfe é uma modalidade de esporte que é execultada no mar / Itálo Ferreira

Continua depois da publicidade

Muitos paulistanos descem para a baixada procurando fugir do estresse da cidade. Mas, além de descansar na beira da praia comendo nos quiosques, as praias do litoral sul de São Paulo também são ótimas para quem busca surfar. A Gazeta trouxe uma lista das cinco praias mais indicadas por professores de surfe para quem quer pegar uma onda.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

1-Praia do Tombo - Guarujá

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Saiba quais dicas e alimentos que ajudam na hidratação da sua pele

• Veja 7 parques para um dia de lazer na capital paulista

Para quem curte um mar intenso, a praia do Tombo, em Guarujá, é perfeita para os surfistas que buscam a radicalidade de ondas potentes e bem formadas para fazer as manobras do surfe. O período indicado para pegar ondas é de manhã, na parte das 8h até 10h.

2-Praia das Astúrias - Guarujá

Continua depois da publicidade

Ao lado da praia do Tombo, a praia das Astúrias apresenta condições um pouco diferentes. O surfe lá é ótimo para os que gostam de um dia clássico, com vento propício para ondas se formarem para a realização de manobras.

O professor de surfe, João Victor Borges, explicou à Gazeta o motivo do local ser indicado."A praia das Astúrias é o pico mais democrático para prática do surf no Guarujá. Lá se vê idosos, crianças surfistas de alto nível. Quando não tem onda grandes,  as pessoas usam as prancha no estilo longboard [um tipo de estilo de surfe] por conta da característica menor. Sempre tem muitas pessoas na água". 

3-Praia da Feiticeira - São Vicente

Continua depois da publicidade

A praia da Feiticeira, em São Vicente, não possui ondas recorrentes durante o dia, mas é um ótimo lugar para os iniciantes que buscam uma praia com poucos turistas e com ondas pequenas para surfar sozinho. O horário indicado para ir praticar a modalidade é do final da tarde, das 15h até as 17h.

4-Praia do Itararé - São Vicente

A praia do Itararé é uma das praias  mais procuradas por ser uma das praias onde "a onda segura mais", ou seja, possui uma maior duração para quem quer arriscar nas manobras mais difíceis. A professora de surfe, Tatiana Gomes, disse a reportagem da Gazeta que se encantou com as ondas da praia. "Em 2016 fui apresentada ao Itararé, me encantei de primeira, era a onda que eu sonhava e nunca tinha encontrado, gostei tanto que mudei de cidade [para ficar mais perto da praia] e hoje em dia esse é meu ponto onde eu surfo regularmente", pontuou. 

Continua depois da publicidade

5- Canal 1 - Santos

Este é um pico bem conhecido entre a comunidade dos surfistas. A praia é procurada pelo motivo das condições do mar serem propícias para a modalidade, e é lá o melhor lugar para praticar aquele surfe com a galera. O professor de surfe, Tiago Sillas, disse à Gazeta como conheceu a praia."O canal 1 foi um achado, como não sou de Santos, fico sempre pelo canal 2 com o pessoal que trabalha comigo. Um dia fui arrastado pela correnteza até o canal e entendi o do porque a fama do local ser tão boa", disse.

Tiago Sillas termina indicando o horário indicado para quem quer se aventurar nesta praia. "O melhor horário é das 6h até as 9h da manhã", finalizou. 

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Matheus Hebert

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software