Continua depois da publicidade
Com torcidas empolgadas e um cenário festivo, os 17º JAI (Jogos Aberto do Idoso) foram abertos nesta quinta (5) de manhã, na Arena Santos (Vila Mathias). O torneio foi iniciado com o desfile das 203 delegações participantes. A cerimônia contou com a presença da primeira-dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, que também é presidente do Fundo Social do Estado. Ao lado dela estavam inúmeros presidentes de fundos sociais, entre eles a de Santos, Maria Ignez Barbosa.
Continua depois da publicidade
A cerimônia contou com execução do Hino Nacional e de Santos, pelo Coral do FSS; acendimento da pira dos Jogos, com o ex-atleta José Oswaldo de Fonseca Marcelino, o Negrelli, que esteve nos Jogos Olímpicos de 1972 (Alemanha); e o juramento do competidores, pelo atleta de vôlei adaptado de Santos, Joaquim Vilas-Boas, de 71 anos. A festa foi encerrada com exibição da velha guarda da escola de samba X-9.
Continua depois da publicidade
Atletas empolgados
Empolgação e ansiedade eram as palavras de ordem entre os atletas que lotavam a Arena. Assim estavam Josefa Celeste Alves e Joaquim Ramos dos Santos, ambos de 75 anos, que vieram de Taciba, na região de Presidente Prudente, especialmente para apresentar números de samba e bolero na modalidade dança de salão.
“Dançamos há cinco anos e já conseguimos dois ouros no Jori (Jogos Regionais do Idoso). Viemos buscar outro aqui”, afirma. Já natação é o forte de Antônia Biscaro Moreli, de 76, que integra a delegação de 45 esportistas de Cerquilho. “Nado há 12 anos”. Ela também concorrerá em vôlei.
Curiosidade
Santos é cidade com a maior delegação, de 140 pessoas, entre atletas e comissão técnica. Depois vêm Araçatuba, com 118, Presidente Prudente, 114, e São José dos Campos, 98. Acompanhe os JAI em www.santos.sp.gov.br/jai2013.
Continua depois da publicidade
Foto: Francisco Arrais