Professora, da rede municipal de ensino de Itanhaém, está ansiosa para lançar o seu primeiro livro ao público infanto-juvenil / Divulgação
Continua depois da publicidade
“Aisha, uma bruxinha aborrecente”. Esse é o título do primeiro livro da professora de educação infantil Patrícia Mara Prates Poltronieri, de 48 anos, de Itanhaém. O lançamento do livro acontece neste domingo (31), às 16 horas, na escola Nova Era, no centro do município. Também será transmitido por uma live no canal “Tudo na mochila”, no Youtube.
Formada em Pedagogia e Psicopedagogia, Patrícia é professora na rede municipal desde 1992, na educação infantil. Ela explica que a ideia surgiu a partir de uma sugestão do marido.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
“Para mim é a realização de um sonho. Já plantei uma árvore na escola Ana Cândida, onde leciono, tenho um filho de 27 anos e só faltava o livro”, destaca.
Continua depois da publicidade
“Sempre gostei de brincar com os alunos sobre temas ligados à idade média, como histórias sobre bruxas, castelos e princesas. Comecei a escrever o rascunho da história em 2005, em um caderno, mas com a correria do dia a dia acabei engavetando o material”.
A professora explica que, no ano passado, com o início da pandemia, ela entrou em crise e decidiu procurar a ajuda de uma psicóloga.
“Ao contar para a psicóloga sobre o rascunho do livro, ela me incentivou a dar continuidade. Mas somente este ano, resolvi resgatar o material e passar o rascunho escrito a lápis para o computador e, assim, fui me empolgando de novo”, revela.
Continua depois da publicidade
Patrícia acrescentou mais alguns capítulos e a sua nora deu a ideia para incluir umas ilustrações na história.
Ela fez uma pesquisa com pessoas conhecidas para achar alguém para editar o livro. Por meio da indicação de um amigo fotógrafo, ela entrou em contato com um grupo de Praia Grande – projeto de incentivo literário Flechas ao Vento, que incentiva novos autores e faz a edição. A história foi aprovada, mas ainda faltava a ilustração.
A professora lembrou de uma amiga que fez faculdade na sua época, em Guarujá. “Minha amiga Ariane Moreira havia acabado de se formar em Artes, este ano, em São Paulo, e aceitou fazer a ilustração do livro. A bruxinha ela podia se inspirar em mim”, completa.
Continua depois da publicidade
História
O livro conta a história de uma bruxinha boa. E mostra como é a sua vida, desde o nascimento, a infância, o relacionamento com os irmãos, além de contar a fase do primeiro amor na adolescência e os colegas que fazem bullying e não gostam dela na escola.
“Queria tirar esse místico de que bruxa é feia e só faz maldades. Ela é uma bruxinha do bem e até faz algumas artes com o gato, mas são brincadeiras de criança”, brinca.
Continua depois da publicidade
“Estou bastante ansiosa para contar a história aos meus alunos, mas antes vou lançar o livro”.
O livro, de 72 páginas, tem a apresentação dos personagens com as ilustrações de cada um e, ainda, apresenta alguns desenhos em preto e branco para colorir. No final tem um QR Code que vai direcionar para a página da autora no Youtube.
“Por conta da pandemia tive que abrir uma página no Youtube para a contação de histórias. A Educação infantil tem muitas atividades e a parte lúdica é fundamental e, assim, podemos contar histórias aos alunos”, conclui.
Continua depois da publicidade
Patrícia confessa que já possui outras ideias e alguns poemas no papel, mas que somente no próximo ano ela vai decidir sobre lançar outro título.
O livro pode ser adquirido ao valor de R$ 30,00 e é lançado pela editora Flechas ao Vento. Pessoas interessadas em comprar podem entrar em contato com Patrícia, pelo Facebook como patrícia prates e no Instagram @patyeci.
Continua depois da publicidade