Educação

Brasil deve barrar uso de celulares em escolas públicas e particulares

O ministro da educação, Camilo Santana, defendeu a ideia e citou pesquisas que sustentam que a proibição é positiva e benéfica ao aprendizado

Jeferson Marques

Publicado em 22/09/2024 às 12:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Prevista para ser apresentada em outubro, essa e outras propostas podem ser adotadas / Foto de Porapak Apichodilok/Pexels

Continua depois da publicidade

Professores e orientadores educacionais avaliam como positiva a possibilidade de o Ministério da Educação atuar para banir o uso de celular nas escolas públicas e privadas do país. Prevista para ser apresentada em outubro, essa e outras propostas podem ser adotadas com o objetivo de conter os prejuízos do uso excessivo de telas na infância e na adolescência.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Recentemente, o ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu a ideia durante uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Na oportunidade, ele citou algumas pesquisas indicando que o uso dessas tecnologias, além de comprometer aprendizado e desempenho dos alunos, impactaria também a saúde mental de professores.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Confira ranking dos 15 bairros com mais roubos de celulares em Cubatão

• Polícia Civil realiza operação contra roubo de celulares no Litoral de SP

• Dois celulares são roubados ou furtados a cada 60 segundos no Brasil

Orientadora educacional da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Marina Rampazzo explica que profissionais que trabalham com educação têm discutido muito esse assunto. “Nas conversas que temos com especialistas de diversas áreas vemos vários prejuízos causados pelo excesso do uso de telas, especialmente em crianças e adolescentes”, disse a pedagoga e psicóloga à Agência Brasil.

Segundo a orientadora educacional Margareth Nogueira, do colégio privado Arvense, o uso excessivo de telas tem ampliado a antissociabilidade e o bullying nas escolas. “Entre os 10 e os 12 anos é muito importante que os estudantes usem o diálogo em seus três níveis de complexidade, que é o pensar, o refletir e o de consistência, com razões e contraposições a um tema”, explicou.

Continua depois da publicidade

Suporte às novas regras

Caso se confirmem as medidas anunciadas pelo ministro, é importante que as escolas garantam uma estrutura suficiente que deem acesso aos materiais da internet considerados interessantes para uso em sala de aula. “Esse acesso deve ser por meio de ferramentas da escola, como computadores, por exemplo. Não pelos celulares dos estudantes. Todos sabemos como é difícil ter controle sobre a forma como eles usarão esses dispositivos”, argumentou Margareth.

*Com informações da Agência Brasil

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software