Economia

Vice-presidente do BCE prevê deflação na zona do euro

"No curto prazo, esta não é uma situação fácil para nós", declarou Vitor Constancio, à revista alemã Wirtschaftswoche, em entrevista divulgada antecipadamente neste sábado

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 20/12/2014 às 15:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Banco Central Europeu (BCE) espera deflação na zona do euro nos próximos meses e está profundamente preocupado com a queda dos preços do petróleo, declarou o vice-presidente da instituição, Vitor Constancio, à revista alemã Wirtschaftswoche, em entrevista divulgada antecipadamente neste sábado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"No curto prazo, esta não é uma situação fácil para nós", declarou Constancio, acrescentando que a atual expectativa de inflação do BCE, de 0,7% para o ano que vem, está desatualizada. Constâncio disse que o BCE precisa evitar uma espiral descendente dos preços porque isso poderia provocar um ciclo vicioso para as empresas com custos crescentes de mão-de-obra e lucros em queda.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Dólar ultrapassa R$ 2,70 e fecha no maior valor desde 2005

• Senado dos EUA aprova lei de Orçamento de 2015

• Intervenção do BC não impede nova alta do dólar

"A economia poderia cair em recessão", disse ele, que também defendeu a decisão do BCE de comprar títulos do governo, medida controversa na Alemanha. "Temos de fazer uso de todos os instrumentos de política monetária" afirmou, acrescentando que o BCE é obcecado pela compra de títulos de governo .

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software