Continua depois da publicidade
Em votação apertada neste final de semana, o Senado dos Estados Unidos aprovou a lei de Orçamento para o ano fiscal de 2015, que prevê gastos de US$ 1,1 trilhão. O projeto teve apoio de 56 senadores, enquanto 40 foram contrários à aprovação. Mais cedo, o Senado havia aprovado uma medida de curto prazo para manter o financiamento aos gastos do governo até quarta-feira.
A lei prevê o financiamento do governo até setembro de 2015. No entanto, os recursos destinados ao Departamento de Segurança Interna, que supervisiona a imigração, estão previstos apenas até fevereiro. Com isso, os republicanos terão a chance, no início do ano, de derrubar o plano do presidente Barack Obama de proteger milhões de imigrantes ilegais de deportação.
Continua depois da publicidade
Na sessão deste sábado, republicanos como Ted Cruz tentaram retirar do projeto de lei o financiamento ao plano de imigração de Obama. Líderes republicanos no Congresso se comprometeram a desafiar o plano de Obama no ano que vem, mas Cruz se mostrou cético quanto às promessas. O projeto da lei de Orçamento enfrentou resistência tanto de políticos conservadores quanto de liberais.
Membros da Câmara dos Representantes já deixaram Washington para o recesso de final de ano e voltam em janeiro. O Senado deve entrar em recesso na próxima semana.
Continua depois da publicidade