Economia

Santos lança Refis com novidades e descontos de até 90% em juros e multas

Contribuintes poderão aderir ao programa até o dia 30 de novembro pela internet

Da Reportagem

Publicado em 02/06/2022 às 11:51

Atualizado em 02/06/2022 às 12:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Contribuintes poderão aderir ao Refis até o dia 30 de novembro pela internet / Nair Bueno/Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

Com grandes novidades como descontos de até 90% em juros e multas e parcelamento em até 36 vezes, a Prefeitura de Santos deu início, nesta quinta-feira (2), ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal) oferecendo oportunidade para os contribuintes, inscritos na Dívida Ativa até 31 de dezembro de 2021, quitarem suas pendências.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O primeiro Refis da atual Administração traz atrativos como escalonamento de descontos e menores juros no parcelamento: 0,5% ao mês, menor do que o indicado no Código Tributário.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Vila Junina: ingressos com desconto por meio do IPTU já estão disponíveis

• IPTU: Vereador de São Vicente quer incentivo aos bons pagadores da Cidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O secretário de Finanças, Adriano Luiz Leocádio, afirma que o programa é diferente de todos os últimos. "A Administração entendeu que, por conta da pandemia, muitas famílias e empresas passaram por um processo de endividamento. Oferecer um parcelamento como esse, que engloba honorários de sucumbências, além do desconto sobre a dívida, é uma oportunidade única de quitar as pendências com a Prefeitura", diz. "Até quem optar pelo parcelamento terá um ganho financeiro substancial", explicou.

Continua depois da publicidade

COMO ADERIR

Os contribuintes poderão aderir ao Refis até o dia 30 de novembro pela internet, neste link para o portal da Dívida Ativa ou no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246 – Centro), na Seção de Cobrança da Dívida Ativa (Secodi). É necessário agendamento, que pode ser feito on-line, pelo app Poupatempo Digital ou nos totens disponíveis no equipamento. 

Em caso de parcelamento, a adesão ao Refis só é efetivada após o pagamento da primeira parcela. Os demais boletos são liberados em seguida. 

Continua depois da publicidade

Quem já tem dívidas com o Município na Justiça também pode aderir. "No momento em que o contribuinte adere ao Plano, toda a execução fiscal é paralisada", diz Leocádio.

DESCONTOS

São cinco tipos de desconto e eles variam de acordo com o tipo de financiamento escolhido e a data do aceite. 

Continua depois da publicidade

Quem não sabe o valor da dívida pode acessar este link no site da Prefeitura. É necessário ter em mãos o número da inscrição mobiliária (empresa) ou imobiliária (imóvel) para realizar a consulta. "Em uma dívida antiga, esse desconto pode reduzir o valor devido em 50% ou até mais", explica o secretário.

Confira abaixo o percentual de abatimento:
90% para pagamento à vista* 
70% para pagamento à vista*
60% em até 12x
50% em até 24x
40% em até 36x
*O desconto de 90% será aplicado para quem quitar, em cota única, até o último dia útil do mês subsequente à publicação da Lei, ou seja, até 31 de agosto. Se fizer até 30 de novembro, data limite para a adesão, terá 70% de abatimento.

EXPECTATIVA

Continua depois da publicidade

Segundo o titular da Sefin, a Prefeitura espera arrecadar de R$40 a R$60 milhões com o programa. "Estamos no momento de recuperação da economia e essa é a ferramenta que a Administração disponibiliza para colocar as empresas e os demais contribuintes de volta ao jogo", afirmou.

Mais informações podem ser obtidas no Diário Oficial desta quinta-feira (2), nas páginas 2 e 3.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software