O Dia das Mães pode ter aumento nas vendas em relação aos dois últimos anos / Matheus Tagé/Arquivo DL
Continua depois da publicidade
O consumidor paulista pretende gastar, em média, R$ 203,95 com os presentes de Dia das Mães comprados de pequenos negócios. Em 2021, o tíquete médio foi de 182,60, o que representa um aumento de 11,7% no valor dos presentes para 2022. É o que mostra pesquisa realizada pelo Sebrae-SP para mapear o perfil de quem vai presentear na data, que será comemorada no próximo domingo, dia 8 -- e também considerada pelo comércio como a segunda mais importante do ano em termos de faturamento, atrás apenas do Natal. Foram ouvidas 670 pessoas físicas de todo o Estado de São Paulo.
Quem compra de pequenos negócios também afirmou que pretende adquirir, em média, 1,6 presentes. As principais presenteadas, além das mães (87,3%), serão as sogras (24,3%) e as esposas/namoradas (23,3%). Os principais presentes que deverão ser adquiridos nos pequenos negócios são: itens de vestuário e calçados (41%), cosméticos (32%) e flores (13%).
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A pesquisa também compara hábitos de consumo de quem compra dos pequenos negócios e de quem compra de grandes empresas. Quem compra de pequenos negócios mostrou interesse maior na compra presencial (83%) do quem compra de grandes empresas (67%). Entre os consumidores dos pequenos negócios, 44,75% apontam o preço como fator que mais influencia na decisão de compra, e 28% também afirmaram que pretendem aproveitar promoções e descontos especiais para a data.
Continua depois da publicidade
"Nessa reta final para o Dia das Mães, a recomendação é divulgar com clareza os descontos e novidades para encher os olhos do consumidor. Para isso, vale investir nas redes sociais e também recorrer ao cadastro de clientes, que deve estar sempre atualizado. Essa é uma data muito importante para quem está buscando uma retomada no faturamento", afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit.
Expectativa positiva
O Sebrae-SP também ouviu donos e donas de pequenos negócios para saber sobre as expectativas de vendas para o Dia das Mães. A pesquisa aponta que cerca de 870 mil empresas de micro ou pequeno porte serão beneficiadas pela data. Entre as MPEs, 70,4% acreditam que as vendas deste ano serão melhores que as do Dia das Mães de 2021. Já entre os Microempreendedores Individuais (MEIs) entrevistados, o índice é semelhante: 71,4% esperam vendas melhores em 2022 do que em relação ao ano passado.
Continua depois da publicidade
A sondagem foi realizada no mês de abril de 2022 como um suplemento da pesquisa Indicadores Sebrae-SP. A pesquisa foi realizada com a colaboração da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e ouviu 2700 empreendedores de todo o Estado.