Economia
Estudo divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), constatou que, apenas entre os meses de março a julho de 2020, o Brasil ganhou 150 mil novas lojas virtuais.
Compras online devem estar em alta durante este Natal / GETTY IMAGES
Continua depois da publicidade
Não é de hoje que as vendas do e-commerce estão crescendo e, depois da Black Friday, a data mais aguardada é o Natal. De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), estima-se que 86 milhões de pessoas irão às compras, movimentando cerca de R$ 38,8 milhões no setor de comércio e serviços. O local preferido para realizar as compras de Natal é a internet/lojas online (47%), seguida de lojas de departamento (40%) e shopping centers (34%).
Um outro estudo, divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), constatou que, apenas entre os meses de março a julho de 2020, o Brasil ganhou 150 mil novas lojas virtuais. Devido ao crescimento acelerado do setor, tornou-se ainda mais difícil se destacar para chamar a atenção do consumidor e alavancar as vendas no período.
Continua depois da publicidade
Para quem começou a vender online há pouco tempo, os marketplaces são a melhor maneira de conquistar novos clientes e gerar credibilidade para a sua empresa, sendo responsáveis por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro. O Magis5 é uma ferramenta de integração que ajuda a gerenciar e vender nos principais e maiores marketplaces do Brasil, como Mercado Livre e Shopee, além de permitir que a empresa cresça de maneira rápida e estruturada, por meio de diversas funções para automação e gestão do seu negócio.
Já para quem tem um negócio na internet há algum tempo, mas possui pouca presença digital, a Gofind é uma escolha. A plataforma é um localizador de produtos que utiliza inteligência artificial para ajudar marcas a mostrar para o consumidor onde encontrar produtos disponíveis nas proximidades. A ferramenta possui uma parceria com o Google Meu Negócio - programa que facilita que uma empresa seja encontrada nas buscas do Google ou no Google Maps - para auxiliar o pequeno varejo a iniciar, reforçar ou aumentar a presença digital. A plataforma também permite que as lojas e produtos se tornem mais relevantes no chamado “SEO Local”.
Continua depois da publicidade
Outra dica para quem quer conquistar novos clientes online dentro da sua própria vizinhança, evitando custos adicionais com deslocamentos, é o MeuVizinho.me. Primeira rede social de consumo local do Brasil, a plataforma permite que qualquer pessoa cadastre seus produtos e serviços, os quais ficam visíveis para quem está localizado nas proximidades, por meio de geolocalização. Além disso, é totalmente gratuita, tanto para quem divulga quanto para quem procura pelos serviços: não existe nenhuma taxa de inscrição, comissões ou tarifas.
Outra dificuldade para quem vai começar no e-commerce é montar um site. O Bagy, plataforma que ajuda pequenos e médios varejistas a criarem sua própria loja virtual, permite que isso seja feito em apenas 15 minutos e já sair vendendo, dando todo o suporte para os clientes. Além disso, integra a loja com o Instagram, considerado, hoje, a principal rede de vendas da internet, dando acesso também à sacolinha.
Bastante afetado com o fechamento do comércio durante a pandemia, o segmento de cuidados estéticos também tem seus recursos. Empresas como o Magote, marketplace de serviços de saúde e beleza, são opção para ajudar os micro, pequenos e médios empreendedores a conquistarem clientes. A plataforma, que está no mercado há 10 anos, já ajudou mais de 6 mil parceiros e, mesmo com a crise nos primeiros meses de pandemia, a reabertura do comércio garantiu o agendamento de novas consultas.
Continua depois da publicidade
Por fim, para varejistas online e empresas de comércio eletrônico, o Natal resulta em um aumento no volume de suporte, especialmente porque a pandemia de Covid-19 impactou negativamente os resultados de vendas desde o início de 2020. Portanto, é melhor estar preparado para esse frenesi. Um chatbot pode ajudar a marca a aumentar as vendas e maximizar os lucros, tendo um atendimento 24 horas, nos sete dias da semana. A Inbenta, especialista em atendimento online, ainda reforça a importância de preparar as equipes e treinar os robôs para as demandas sazonais.
Continua depois da publicidade