Continua depois da publicidade
A inflação do mês de abril na Cidade de Santos apresentou desaceleração em relação ao mês anterior. É o que apontou o Índice de Preços ao Consumidor (IPC). O mês de abril apresentou inflação de 0,29%, contra 1,67% em março.
Em termos de acumulado o índice atingiu a 4,61% no ano, sendo esperada uma inflação por volta de 8% para este exercício. Já, em se tratando de grupos, os de maior impacto foram: saúde, transportes e vestuário, já o grupo despesas pessoais apresentou deflação e os demais pequena inflação.
Continua depois da publicidade
“A desaceleração da inflação no mês deve-se às medidas econômicas de elevação dos juros básicos da economia, bem como à estagnação da economia onde faltam investimentos e se elevam sistematicamente os impostos”, é o que esclarece o responsável técnico do Nese, o economista Jorge Manuel de Souza Ferreira.
Continua depois da publicidade
O estudo afirma ainda que, o aumento dos impostos se torna necessário devido ao alto custo do estado que consome a maioria dos recursos nas atividades meio ao invés das atividades fim, além de não promover corte de gastos desnecessários ou supérfluos. “Assim as classes econômicas com exceção da A, sofrem com a perda de poder aquisitivo sendo obrigadas a restringir o consumo, o que já reflete na elevação do desemprego”.