Economia
Segundo o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira, os consumidores planejam desembolsar até R$ 100 para presentear os parceiros nesta data romântica
39% dos consumidores da região planejam desembolsar até R$ 100 para presentear os parceiros / Valter Campanato Agência Brasil
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Os lojistas da Região podem esperar bons resultados nas vendas para o Dia dos Namorados deste ano. A garantia é do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR). A estimativa é que os negócios da região terão um crescimento de até 5% no seu faturamento (em comparação com 2022). A informação é do presidente da entidade, Omar Abdul Assaf.
Apesar da data não ser tão significativa quanto o Dia das Mães e o Natal, o presidente explica que, ainda assim, o apelo emocional é forte. “Todo mundo gosta de celebrar o amor, então é muito difícil que os namorados e namoradas não busquem, pelo menos, uma lembrancinha”, comenta.
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Ainda segundo Assaf, alguns fatores contribuem para um momento propício de vendas, como as primeiras parcelas do 13º salário, que já estão sendo liberadas.
Presentes de R$ 100
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39% dos consumidores da região planejam desembolsar até R$ 100 para presentear os parceiros nesta data romântica. Os dados são da pesquisa de expectativa realizada pelo Sincomércio-BSVR, entre 11 e 25 de maio, com 200 moradores da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Dispostos a gastar um pouco mais, 25% indicam que o plano é encontrar produtos entre R$ 101 e R$ 200. Uma quantidade ainda menor de entrevistados (18%) pretende ficar entre a faixa dos R$ 201 a R$ 300, enquanto 13% se programam para um custo de acima de R$ 400. Apenas 5% selecionaram a opção “entre R$ 301 e R$ 400”.
Os clássicos como flores e chocolates serão a principal escolha para os consumidores em 2023, representando, respectivamente, 54% e 53% da intenção de compra. Além destes, os apaixonados devem presentear com livros (39%), joias e bijuterias (36%), roupas (32%), bolsas e acessórios (22%), perfumes e cosméticos (18%) e calçados (10%). Nesta parte do questionário, os entrevistados podiam escolher entre diversas opções.
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Pagamento e atendimento
Para quitar as compras, 47% irão utilizar o cartão de crédito. Já 34% decidiram que o cartão de débito é a melhor alternativa. Os outros 19% se programam para finalizar as aquisições com dinheiro.
Fora o orçamento, os moradores da região também se preocupam em selecionar uma boa loja para realizar as compras. De acordo com o levantamento, o critério decisivo é o bom atendimento — 89% das pessoas acreditam que a recepção e cuidado dos vendedores é o fator mais importante na hora de escolher o comércio.
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“O bom atendimento dos vendedores, dos gestores, de toda a equipe, é essencial para fechar o negócio. Tanto que vemos que esse critério é citado mais do que liquidações e descontos, que foi mencionado por 74% dos entrevistados”, explica Assaf. Na sequência, os compradores destacam, como chamariz, a oferta de produtos novos ou diferentes no mercado (34%) e uma vitrine bem arrumada e chamativa (9%) — os entrevistados podiam escolher entre diversas opções.