Economia

Fiesp e centrais sindicais desaprovam novo aumento da Selic

“É preciso quebrar paradigmas, o Brasil precisa de um choque de competitividade e não da mesmice do aumento de juros”, disse o presidente da Fiesp, Paulo Skaf

Publicado em 30/05/2013 às 10:12

Compartilhe:

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) considerou que o novo aumento da taxa básica de juros (Selic), em 0,5 ponto percentual, para 8% ao ano, anunciado na noite de ontem (29) pelo Banco Central, reduzirá a capacidade de crescimento da economia brasileira.

“É preciso quebrar paradigmas, o Brasil precisa de um choque de competitividade, investimento e produção, e não da mesmice do aumento de juros”, disse o presidente da Fiesp, Paulo Skaf que usou ainda o baixo desempenho da economia no primeiro trimestre como argumento.

Segundo Skaf, a divulgação feita hoje de que nos primeiros três meses do ano a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) foi apenas 0,6% fez com que a Fiesp revisasse a previsão de crescimento para o ano de 2,5% para 2%.

A Fiesp considerou que o novo aumento da taxa básica de juros (Selic) reduzirá o crescimento da economia brasileira (Foto: Divulgação)

A Força Sindical também desaprovou o aumento da Selic. “A decisão acende o sinal de alerta para os trabalhadores porque, embora os índices mostrem bom nível de emprego, elevar a taxa Selic contribuirá para a redução de investimentos no setor produtivo, obrigando o governo a pagar mais juros para investidores. A consequência será menos recursos para investir em programas sociais”, diz o comunicado assinado pelo presidente da central sindical, Paulo Pereira da Silva.

A mesma avaliação teve a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Para a entidade, o aumento da taxa irá prejudicar o crescimento econômico. “A elevação da Selic pela segunda vez consecutiva no ano é um desastre do ponto de vista econômico e social. Não existe a ameaça de descontrole inflacionário e vai frear ainda mais o ritmo do crescimento econômico, a expansão do crédito, o fortalecimento da produção e do consumo e a geração de empregos”, destacou o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Tecnologia

Conheça a nova tecnologia que vai substituir o Wi-Fi e é 100x mais rápida

Ainda não se sabe, exatamente, em quanto tempo ela estará disponível, mas os testes estão avançados

Cotidiano

Veja números do sorteio da Quina do concurso 6539, deste sábado

Sorteado na noite deste sábado 21/9, prêmio total era estimado em R$ 21,8 milhões, sendo o maior da noite

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter