ECONOMIA

Farmácias registram queda de vendas e levantam sinal de alerta

Foram vendidas pouco mais de 140 milhões de unidades de medicamentos no primeiro mês deste ano

JOANA CUNHA - FOLHAPRESS

Publicado em 06/03/2023 às 17:17

Compartilhe:

Falta de antibióticos / Pixabay

Embora seja um setor que costuma ter maior resiliência aos cenários econômicos mais difíceis, o varejo farmacêutico entrou em 2023 com um sinal amarelo: em janeiro, o número de clientes atendidos e o volume de vendas caiu na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Foram vendidas pouco mais de 140 milhões de unidades de medicamentos no primeiro mês deste ano, ante quase 167 milhões em janeiro de 2022, segundo levantamento da Abrafarma, a associação que reúne grandes redes como RaiaDrogasil, Pacheco, Panvel e outras. O total de atendimentos também caiu de 93 milhões para 89,5 milhões.

As vendas de produtos que não são remédios, como cosméticos e itens de higiene, ainda tiveram uma pequena alta (3,6%), de aproximadamente 106 milhões de unidades para quase 110 milhões no mês.

No total, o faturamento apresentou crescimento real tímido, inferior a 4% na comparação com janeiro do ano passado. É um recuo significativo diante do avanço em torno de 17,5% de janeiro de 2022. A pior queda foi nos medicamentos isentos de prescrição médica, que perderam 17% de faturamento no período.
Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, ressalva que o desempenho inferior pode ser apenas um reflexo do novo cenário da pandemia, já que a ômicron pode ter impulsionado um crescimento atípico das vendas no setor no início do ano passado.

Mas o cenário ainda inspira um alerta, segundo as farmácias, que reclamam do aumento na alíquota do ICMS em 12 estados no fim do ano passado como forma de compensar o corte no imposto sobre combustíveis e energia.

"É lastimável a visão desses governadores que consideram combustíveis mais importantes que remédios", afirma Barreto em nota.

Os resultados de janeiro não chegaram a impactar o número de lojas, que subiu 7%, e de trabalhadores, que registrou saldo 4,5% superior, segundo a Abrafarma.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Cidades do litoral norte de SP estão com praias impróprias; veja quais e evite-as

O Mapa de Qualidade das Praias foi divulgado nesta quinta-feira (19) pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)

Diário Mais

Cacau Show anuncia IA e câmera que detecta humor de funcionários e clientes

Expansão da rede visa utilizar as tecnologias para melhor a experiência de compra e estará disponível em 2025 em nova loja-conceito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter