Continua depois da publicidade
Ainda que o esquema de propinas na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato não seja o primeiro episódio de corrupção na empresa, as somas de dinheiro envolvidas são, provavelmente, recordes.
Levantamento mostra que os investimentos da estatal dispararam na década passada, quando o volume anual, em valores corrigidos pela inflação, saltou de R$ 14,4 bilhões, em 2000, para R$ 95 bilhões em 2010, alta de 560%.
Nos anos seguintes, a expansão continuou, em ritmo menor, até 2013. Neste ano, os investimentos -que incluem obras e compras de equipamentos, as fontes das propinas- estão em queda.
A escalada dos desembolsos foi impulsionada pelo encarecimento agudo dos preços do petróleo. Os preços das exportações brasileiras de combustíveis triplicaram entre 2000 e 2010, segundo dados a Funcex (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior).
Continua depois da publicidade
Os preços atingiram em 2012 os maiores patamares das estatísticas da Funcex, iniciadas nos anos 1970. Desde então, estão em declínio, contribuindo para o fim da era de opulência da Petrobras.