ECONOMIA

Dicas podem ajudar lojista a se destacar e aumentar vendas no Natal

Após a Black Friday, o Natal é a data mais importante do ano para quem vende online

Da Reportagem

Publicado em 11/12/2021 às 10:02

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Ao oferecer melhores condições de frete e pagamento e um excelente atendimento, você garante mais vendas no período / Agência Brasil

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Após a Black Friday, o Natal é a data mais importante do ano para quem vende online. Por ser um momento de aumento na procura e, ao mesmo tempo, de muita oferta, é essencial se organizar para se destacar. Ao oferecer melhores condições de frete e pagamento e um excelente atendimento, você garante mais vendas no período. E para ajudar quem deseja aumentar o volume de vendas no Natal, o Magis5, Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces, lista seis dicas importantes.

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Foque nas redes sociais
Parece uma dica óbvia, no entanto, atualmente não existe e-commerce bem-sucedido que não tenha uma forte presença nas redes sociais. No período do Natal, compartilhe conteúdos relevantes relacionados à data para atrair atuais e novos clientes. Algo muito bacana de se fazer é compartilhar os bastidores da sua loja, pois isso humaniza a empresa e deixa o consumidor mais próximo da sua marca. Aproveite para construir banners temáticos para o seu site e um design natalino para seu Instagram. Além disso, essas plataformas são excelentes para coletar avaliações de clientes já fidelizados e inspirar outros a conhecerem e comprarem seus produtos sem medo.

Estude a jornada de compra do cliente 
Este ponto é essencial não apenas em datas importantes, como Natal e Black Friday, mas durante todo o ano. Cada vez mais o consumidor quer ter uma experiência personalizada e intuitiva e, por isso, entender a jornada de compra é muito importante. É necessário que todo o caminho do cliente seja monitorado e, assim, é possível perceber onde existem ruídos: por exemplo, se você percebe que muitas pessoas chegam a colocar produtos no carrinho e mesmo assim não finalizam a compra, isso significa que deve estudar e entender o que acontece nesta etapa final, solucionando o problema o quanto antes. 

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Ofereça descontos especiais
Datas comemorativas, como o Natal, são excelentes para oferecer descontos diferenciados, que chamem a atenção do consumidor final. Obviamente é necessário ser inteligente e colocar os produtos certos, com descontos que não atrapalhem o seu lucro - ainda assim, promoções como frete grátis, descontos em segunda compra e cashback, por exemplo, são ótimas maneiras de atrair o público e conquistar novos clientes.

Faça campanhas com ofertas limitadas
Outro ponto que faz a diferença para quem vende online é gerar um senso de urgência no seu potencial cliente. Para isso, crie campanhas específicas, como, por exemplo, 24 horas para utilizar um cupom de desconto e ofertas que acontecem apenas na semana que antecede o Natal. Isso fará com que as pessoas tenham um estímulo mais direto e não adiem a compra.

Organize o serviço de atendimento online
A jornada de compra do cliente online deve ser tão segura quanto à offline e, por isso, é essencial se estruturar para oferecer um atendimento virtual ágil e que resolva problemas de maneira rápida e sem burocracia. Ofereça ao consumidor diversos canais de atendimento, para que ele escolha o que for mais conveniente, desde WhatsApp, e-mail e telefone, até direct nas redes sociais e chat dentro do próprio site. Dependendo do tamanho do seu e-commerce, tenha uma equipe preparada para cuidar exclusivamente do atendimento ao cliente. 

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Não se esqueça dos marketplaces
Apesar de ser extremamente importante ter uma loja virtual própria para criar temáticas natalinas e fidelizar seus clientes, ter uma estratégia de vendas em vários canais é fundamental para tentar englobar toda a jornada de compra do seu cliente em potencial. Por isso, anunciar seus produtos em marketplaces conhecidos que possuem fit com o seu nicho é fundamental para alcançar mais pessoas e aumentar as suas vendas no Natal.

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