Mayra também diz que até existe a possibilidade de entrega da declaração após o prazo estipulado, desde que se pague multa / DIVULGAÇÃO/PMSV
Continua depois da publicidade
O envio à Receita Federal da declaração do Imposto de Renda pode ser realizado até o dia 31 deste mês. Quem ainda não fez o preenchimento e a entrega do documento, deve ficar atento. Existem diversas punições para aqueles que não encaminharem o relatório, que vão de multa ao impedimento de tirar passaporte ou participar de concursos públicos.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Não é só isso. A contadora Mayra Saitta dá mais detalhes sobre as penalidades que podem ser aplicadas.
"O contribuinte terá de pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74 — caso não tenha imposto a pagar. Mas, caso tenha de pagar algum tipo de imposto ao Fisco, o valor da multa começa em 1% ao mês devido e pode chegar a 20% do valor do imposto. Além disso, o CPF do contribuinte ficará suspenso. Em outras palavras, todas as vezes que o CPF for consultado, aparecerá como 'Pendente de regularização' ".
Continua depois da publicidade
A especialista ressalta que esta condição impede o acesso a diversos serviços.
"Sem o CPF, o não declarante não consegue financiamentos, cartões de crédito, matricular-se em uma instituição de ensino e tirar a carteira de trabalho, por exemplo".
Mayra também diz que até existe a possibilidade de entrega da declaração após o prazo estipulado, desde que se pague multa. No entanto, ela reforça que isto é um risco desnecessário.
Continua depois da publicidade
"A dica é fazer isso o quanto antes".