Economia

Comerciantes esperam aumentar faturamento na última semana antes do Natal

Nas lojas da região da Rua 25 de março, uma das mais importantes para o comércio popular na capital paulista, a expectativa é de melhora nas vendas

Publicado em 17/12/2014 às 15:11

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Comerciantes de São Paulo esperam um crescimento das vendas na última semana antes do Natal, apesar de algumas previsões pessimistas. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o faturamento do varejo paulista não terá crescimento em dezembro deste ano, na comparação com dezembro de 2013.

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Nas lojas da região da Rua 25 de março, uma das mais importantes para o comércio popular na capital paulista, a expectativa é de melhora nas vendas. Segundo os lojistas, o movimento no último final de semana foi decepcionante. “Mas a gente vê o movimento durante a semana melhorando. A gente espera que o próximo fim de semana compense os outros”, disse Marcelo Mouawad, diretor comercial da loja Semaan Brinquedos.

“O ano foi horrível, mas os últimos três meses deram alguma esperança", disse Mouawad. A sua expectativa é que para compensar o ano, os resultados no último trimestre sejam melhores. "Esperamos chegar num crescimento de 10% este mês”, ressaltou.

Lojistas da Rua 25 de Março, em São Paulo, estão otimistas quanto ao desempenho do comércio nos dias que antecedem o Natal (Foto: Divulgação)

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Em outra loja consultada, a Armarinhos Fernando, a previsão também é de crescimento na faixa dos 10%. Segundo a Fecomercio, a previsão de faturamento total das lojas chega a R$ 54,5 bilhões no mês. A análise reflete o lucro efetivo do varejo, segundo informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz).

Os setores com pior resultado, de acordo com a estimativa, devem ser os de eletrodomésticos e eletrônicos. O recuo esperado nas vendas é de 21,4% na comparação com 2013, ou um faturamento de R$ 2 bilhões. O melhor resultado é esperado para os supermercados, que devem ter alta de 8,4% na comparação com dezembro de 2013, com faturamento real de R$ 11,6 bilhões.

Na opinião de Marcelo, diretor da loja de brinquedos, as crianças não ficarão sem presentes neste final de ano. “A gente sabe que, nessa época, boneca é sempre o preferido. Patinetes, patins e bicicletas também saem muito. Esses quatro itens, no geral, são os quatro que a gente sabe que decolam”.

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