Economia
Entre as unidades fechadas, 16 são hipermercados da própria marca; os demais são de bandeiras Todo Dia, Nacional e Bom Preço
Grupo Carrefour tem três unidades de hipermercado na Região / Divulgação
Continua depois da publicidade
123 lojas fechadas. Este é o resultado causado prejuízo líquido de R$ 565 milhões sofrido pelo grupo Carrefour Brasil, responsável também por marcas como Atacadão e Sam's Club. O fechamento das unidades foi anunciado na última segunda-feira (19), durante teleconferêcia de resultados com executivos da companhia.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Durante encontro, executivos defederam a medida, vista com bons olhos pelo mercado, já que a empresa passa a visão de estar "arrumando a casa" após a aquisião do grupo BIG. Exemplo disso que é, esta semana, as ações da companhia dispararam na Bolsa de Valores brasileira, chegando a uma alta de 11%.
Sobre as lojas fechadas, a companhia informou que 94 supermercados Todo Dia serão fechados. Além de 13 lojas das marcas Nacional e Bom Preço, e 16 da marca Carrefour. Na Baixada Santista existem três lojas da marca Carrefour, nenhum com anúncio de fechamento até o momento. Segundo a diretoria, todos performaram mal em 2023. Alguns encerramentos já começaram entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano.
Continua depois da publicidade
Em contrapartida, o Carrefour planeja avançar com as redes Atacadão e Sam’s Club. Cerca de 20 supermercados existentes devem ser convertidos para essas marcas. No ano passado, foram abertas 15 lojas do Atacadão.
Do lado dos gastos com os fechamentos, o time do Carrefour endereçou que as provisões para já foram feitas no quarto trimestre. Já do lado dos impactos no faturamento, o diretor executivo (CEO), Stéphane Maquaire, defendeu que as unidades fechadas foram responsáveis por menos de 1% das vendas totais do grupo em 2023 – mas também mencionou que as vendas totais do grupo não devem voltar aos patamares antigos após a movimentação.
Prejuízo
Continua depois da publicidade
O Carrefour Brasil registrou um prejuízo líquido de R$ 565 milhões no quarto trimestre de 2023. O resultado representa uma queda expressiva em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o grupo varejista obteve um lucro líquido de R$ 426 milhões. Entre janeiro e dezembro, as perdas somaram R$ 795 milhões, ante ganhos de R$ 1,73 bilhão em 2022.
Continua depois da publicidade