Economia

Brasil aparece entre as economias mais protecionistas em ranking com 75 países

A abertura comercial da Índia supera a do Brasil devido ao crescimento mais rápido das importações reais

Publicado em 11/06/2013 às 14:12

Compartilhe:

O Brasil é o país mais protecionista entre os integrantes do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, de acordo com o Índice de Abertura de Mercados, calculado pela Câmara de Comércio Internacional (CCI).

O Brasil aparece na 67º posição em um ranking total de 75 países. A pontuação do Brasil ficou em 2,2, de uma escala que vai de 1 a 6. Quanto menor a pontuação nessa escala, menor é a abertura de mercado.

Entre os países do G20, o Brasil é o menos aberto. A Índia registrou pontuação de 2,5 e ficou na 64ª posição. De acordo com o CCI, os dois países têm notas baixas em política comercial, com 2 e 1,7, para Brasil e Índia, respectivamente.

O Brasil é o país mais protecionista entre os integrantes do G20 (Foto: Divulgação)

De acordo com o relatório, a abertura comercial da Índia supera a do Brasil devido, principalmente, ao crescimento mais rápido das importações reais. Entretanto, o Brasil tem pontuação melhor em infraestrutura para o comércio.

Segundo a CCI, as melhores pontuações, entre os países do G20, são do Canadá (19ª posição no ranking total), da Alemanha (22ª) e do Reino Unido (29º).

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que sedia o comitê brasileiro da entidade, a CCI (cuja sigla em inglês é ICC, de International Chamber of Commerce), foi criada em 1919 para promover boas práticas comerciais.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Moraes pede mais documentos para que X seja reativado no Brasil

Medida foi determinada após o X indicar nesta sexta-feira uma nova representante legal no País

Cotidiano

Veja como foram os testes do novo trecho do VLT em Santos, no litoral de SP

Desde o dia 09 o VLT passa por testes onde são realizados procedimentos necessários para que esteja apto e adequado a operar com segurança

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter