Economia

Após tombo do PIB, economistas preveem recessão de 2,26% em 2015

Para 2016, a retração também deve ser maior, de 0,40%, segundo os economistas. Há uma semana, esperava-se queda de 0,24%

Publicado em 31/08/2015 às 14:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Após o tombo do PIB, que recuou 1,9% no 2º trimestre, economistas consultados pelo Banco Central aumentaram as suas previsões de retração para esse ano. A projeção de inflação, por outro lado, teve sua segunda semana seguida de queda.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Agora, a previsão é que o PIB diminua 2,26% -há uma semana esperava-se uma queda de 2,06%.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Dólar atinge maior nível desde 2002 com mercado de olho em Orçamento

• PIB só recupera nível de 2013 em 2018

• Economia brasileira está há cinco trimestres sem crescer, diz IBGE

Para 2016, a retração também deve ser maior, de 0,40%, segundo os economistas. Há uma semana, esperava-se queda de 0,24%.

As projeções fazem parte do boletim Focus, pesquisa feita entre economistas e divulgada semanalmente pelo Banco Central.

Continua depois da publicidade

Inflação 

A previsão de inflação no fechamento de 2015 foi revisada para baixo pela segunda semana seguida, para 9,28%. Há uma semana, esperava-se uma inflação em 9,29%.

Para 2016, no entanto, a previsão foi ampliada para 5,51%. Há uma semana, esperava-se inflação em 5,50%.

Continua depois da publicidade

A projeção para a taxa de câmbio no fechamento do ano foi mantida em R$ 3,50% em 2015, mesmo valor da semana passada. Para 2016, a previsão também foi mantida, em R$ 3,60%.

A Selic também não foi alterada, e ficou em 14,25% em 2015 e em 12% para 2016.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software